Notícias

Neves +: projeto premia estudantes com os melhores rendimento do primeiro trimestre
28/06/2022 14:11:59

Neves +: projeto premia estudantes com os melhores rendimento do primeiro trimestre

Com o propósito de incentivar boas práticas de aprendizagem, promover o crescente interesse pela dedicação e empenho da trajetória dos estudos e responsabilidades acadêmicas, o Colégio das Neves lançou o projeto Neves +. Ao fim de cada trimestre, um estudante de cada turma será premiado em reconhecimento pelo desempenho obtido nas disciplinas.

Nesta segunda-feira (27), os estudantes Luna Ribas (4º D) e Maria Luiza (5º A), dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ada Santiago (6º D), Miguel Manso (7º B), Maria Cecília (8º B) e Clara Teodósio (9º C), do Ensino Fundamental Anos Finais, e Cauã Rodrigues (1ª série), Pietra Carreras (2ª série) e Vinícius Said (3ª série), do Ensino Médio, receberam um botton e um certificado pelos resultados obtidos nesta primeira unidade. O principal objetivo é levar os estudantes ao maior envolvimento e proatividade com a própria formação escolar e a busca de auto superação de forma gradual e constante. Parabéns Estudantes e Famílias por essa merecida conquista.

Colégio das Neves recebe mais uma edição do JEPs
27/06/2022 16:07:04

Colégio das Neves recebe mais uma edição do JEPs

Alegria, união, partilha e comemoração! O Colégio Nossa Senhora das Neves, que completa 90 anos em agosto, recebe, nos dias 28, 29 e 30 de junho, mais uma edição dos Jogos Escolares da Província Nossa Senhora das Neves (JEPs). Após dois anos sem a realização do evento, devido a pandemia, mais de 250 estudantes, de seis instituições de ensino, irão se encontrar, para uma competição saudável e uma troca de experiências entre a família ProNeves.

A abertura acontecerá na terça-feira (28), às 19h, no Ginásio Madre Fidelis, do Colégio das Neves, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube Colégio das Neves TV. Este ano, os atletas competirão nas modalidades: futsal, vôlei in door, vôlei de areia, judô, xadrez e natação.

Fim da licença maternidade: como escolher o berçário ideal para o bebê
27/06/2022 15:28:04

Fim da licença maternidade: como escolher o berçário ideal para o bebê

Família deve estar atenta à infraestrutura do local e às atividades desenvolvidas com as crianças

Com quem ficará o meu bebê enquanto trabalho? Ele estará em um lugar seguro e será bem cuidado? Essas dúvidas e inseguranças estão presentes nas mentes das mães que precisam voltar ao trabalho ao fim da licença maternidade, que em geral dura de quatro a seis meses.

Diante desta realidade, é cada vez mais crescente o número de bebês que iniciam a vida escolar ainda nos primeiros meses de vida. Muitas famílias preferem a segurança de uma escola a deixar seus filhos aos cuidados de uma babá. É preciso saber escolher bem a instituição que ajudará a criança a dar os primeiros passos na longa caminhada educativa.

No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, o Berçário recebe bebês a partir dos quatro meses de idade. A partir desse momento, as crianças são estimuladas a vivenciar o contato com a natureza e com o seu próprio corpo, por meio de atividades lúdicas dentro e fora de sala de aula, que possibilitam momentos de novas descobertas e aprendizagens. O espaço conta com infraestrutura ideal que contribui para o desenvolvimento sociocultural e socioafetivo, seja na Horta Escolar, na Sala de Psicomotricidade, no Jardim Sensorial, no Espaço Kids ou no Parque Infantil. 

Para ser uma extensão do lar do bebê, é necessário que o local proporcione conforto, segurança e aconchego, como explica a vice-coordenadora da Educação Infantil do Colégio das Neves, Cláudia Milene. "A família deve visitar diversos locais e atentar-se à infraestrutura, que diz respeito a um espaço físico adequado à faixa etária do bebê. Espaços confortáveis, equipados, seguros e ventilados são essenciais", afirma.

Ela também explica a importância de observar se são realizadas atividades de estímulos psicomotores, já que os bebês estão em processos de desenvolvimento muito importantes. "Atividades de estimulação devem ocorrer durante a rotina da criança, sendo integradas às necessidades de higiene, alimentação e repouso", acrescenta.

No Colégio das Neves, a proposta educacional envolve psicomotricidade e musicalização, além das atividades de rotina, como banho de sol, contação de histórias e exploração tátil e sensorial. "Todos esses recursos são muito importantes para que o bebê desenvolva as suas habilidades de forma adequada", comenta a educadora.

Essas ações devem ser realizadas por uma equipe de profissionais qualificados. "É essencial uma equipe multidisciplinar, formada por professores, nutricionista, odontopediatra, psicóloga, psicomotricista, musicoterapeuta e monitoras com formação em Pedagogia. Dessa forma, as atividades serão realizadas por profissionais treinados e especializados na educação e cuidado das crianças", complementa Cláudia.

Suporte e acompanhamento da amamentação à introdução alimentar

A alimentação também é um ponto muito importante a ser observado pelos pais no momento da escolha do berçário. A nutricionista do Colégio das Neves, Aline Santos, especializada em alimentação escolar para bebês e crianças, acredita que o local deve proporcionar uma nutrição balanceada e prazerosa à criança.

Para os bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno, é importante que ocorra nesse processo inicial um momento de amamentação, caso seja possível para a mãe. "Temos um ambiente especializado e apropriado para que a mãe venha amamentar o seu bebê em alguma pausa no horário de trabalho. Se a visita não for viável, a mãe pode enviar o leite congelado para o berçário, pois os profissionais são treinados para realizarem o descongelamento", explica Aline.

Ao longo do tempo, ao passo em que o bebê vai crescendo e se desenvolvendo, a introdução alimentar entra como novo momento da rotina. Por isso, a nutricionista pontua três dicas sobre o que as famílias devem se atentar nos aspectos voltados à alimentação:

- Observe o local onde a criança vai se alimentar, pois deve ser um ambiente higienizado e confortável;
- Verifique se os utensílios utilizados são seguros e não correm o risco de machucar o bebê;
- Certifique-se de que a escola conte com uma nutricionista que acompanhe a evolução alimentar do bebê de forma contínua.

Colégio das Neves realiza tradicional Coroação de Nossa Senhora
30/05/2022 08:35:05

Colégio das Neves realiza tradicional Coroação de Nossa Senhora

Evento encerra as comemorações do Mês Mariano e convida os estudantes e familiares a se entregarem ao amor e às bênçãos da mãe de Jesus

 

Para encerrar as celebrações do Mês Mariano, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, realiza na próxima terça-feira (31), às 18h, a tradicional Coroação de Nossa Senhora. O momento acontecerá no Átrio Central da escola e será realizado pelos próprios estudantes, que ofertarão flores, o terço, o manto e a coroa a Maria, em demonstração ao amor e ao carinho que sentem pela mãe de Jesus. Todos são convidados a participar. 

A cerimônia é o ápice do mês de maio, em que se comemora o mês das mães, ao mesmo tempo em que, para a Igreja Católica, celebra-se a vida de Maria. "O amor que demonstramos a Maria com esse gesto maior da coroação expressa nossa gratidão por suas obras concretas em nossas vidas, por todos os seus presentes cotidianos e demonstrações de amor", explica Irmã Auclécia Conceição, coordenadora do Serviço de Ensino Religioso do Neves.  

A celebração torna-se ainda mais especial neste ano em que o Colégio celebra 90 anos de fundação. "Estamos sob a proteção amorosa da Rainha da nossa casa durante todos estes anos. Queremos que todos conheçam a história de Nossa Senhora das Neves, o simbolismo e a riqueza espiritual do seu ícone", conclui a Irmã.

Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio
11/05/2022 11:54:30

Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira (10), as inscrições para o Enem 2022. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou demais alunos que desejam realizar o exame como treineiros, ou seja, apenas para conhecer as provas, já podem realizar seu cadastro, acessando o site do Inep (colocar link https://enem.inep.gov.br/participante). O prazo se estende até o dia 21 deste mês. 

As informações solicitadas durante a inscrição devem ser preenchidas com bastante atenção, pois algumas das escolhas são inalteráveis, como a versão impressa ou digital das provas. Algumas outras informações, como a preferência entre espanhol e inglês e o município em que realizará a prova só poderão ser alterados até o final do prazo de inscrição (21/5).

A coordenadora do Colégio das Neves, em Natal, Cristina Freitas, alerta que este período das inscrições é importante para lembrar os candidatos sobre a importância de se preparar para o exame com antecedência.

"Este é o momento de intensificar os estudos por meio dos cronogramas. Para que o estudante faça uma boa prova, ele deve planejar o que irá estudar até a data do exame, sem esquecer de manter a calma neste período de preparação", ressalta.

Lucas Costa, estudante da 3° série do Neves, pretende cursar odontologia na UFRN próximo ano, e para ele este ano é uma mistura de sentimentos, tanto por ser o último ano da escola como pela expectativa da realização do Enem. "A ansiedade, como também, o desejo de entrar no curso dos meus sonhos só aumentam e para a aprovação, já garanti minha inscrição pro Enem e agora é só esperar, estudando, para gabaritar essa prova.", conta o estudante.

Uma das novidades desta edição é que a taxa de pagamento no valor de R$ 85 também poderá ser efetuada via pix ou cartão de crédito, além do boleto bancário, método de pagamento já utilizado nas edições anteriores.

As versões impressa e digital do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O primeiro dia é destinado à Redação e às provas de Humanas e Linguagens; já o segundo dia é destinado a Natureza e Matemática. 

Estudante natalense vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022
10/05/2022 10:53:09

Estudante natalense vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022

O primeiro lugar do Rio Grande do Norte no 51º Concurso Internacional de Cartas, promovido anualmente pela União Postal da União (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é da estudante de 15 anos, Lívia Beatriz Barbosa Zeba, que cursa a 2ª série do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN. A aluna e a escola vencedora receberão certificados, além de premiações em dinheiro.

Nesta edição, o objetivo era escrever uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática. A estudante potiguar teve a melhor produção e terá a sua redação concorrendo na disputa da fase nacional, junto com os outros ganhadores de cada Estado do país. Caso tenha o melhor desempenho, representará o Brasil na fase internacional.

Blog

Instagram