Notícias

Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio
11/05/2022 11:54:30

Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira (10), as inscrições para o Enem 2022. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou demais alunos que desejam realizar o exame como treineiros, ou seja, apenas para conhecer as provas, já podem realizar seu cadastro, acessando o site do Inep (colocar link https://enem.inep.gov.br/participante). O prazo se estende até o dia 21 deste mês. 

As informações solicitadas durante a inscrição devem ser preenchidas com bastante atenção, pois algumas das escolhas são inalteráveis, como a versão impressa ou digital das provas. Algumas outras informações, como a preferência entre espanhol e inglês e o município em que realizará a prova só poderão ser alterados até o final do prazo de inscrição (21/5).

A coordenadora do Colégio das Neves, em Natal, Cristina Freitas, alerta que este período das inscrições é importante para lembrar os candidatos sobre a importância de se preparar para o exame com antecedência.

"Este é o momento de intensificar os estudos por meio dos cronogramas. Para que o estudante faça uma boa prova, ele deve planejar o que irá estudar até a data do exame, sem esquecer de manter a calma neste período de preparação", ressalta.

Lucas Costa, estudante da 3° série do Neves, pretende cursar odontologia na UFRN próximo ano, e para ele este ano é uma mistura de sentimentos, tanto por ser o último ano da escola como pela expectativa da realização do Enem. "A ansiedade, como também, o desejo de entrar no curso dos meus sonhos só aumentam e para a aprovação, já garanti minha inscrição pro Enem e agora é só esperar, estudando, para gabaritar essa prova.", conta o estudante.

Uma das novidades desta edição é que a taxa de pagamento no valor de R$ 85 também poderá ser efetuada via pix ou cartão de crédito, além do boleto bancário, método de pagamento já utilizado nas edições anteriores.

As versões impressa e digital do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O primeiro dia é destinado à Redação e às provas de Humanas e Linguagens; já o segundo dia é destinado a Natureza e Matemática. 

Estudante natalense vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022
10/05/2022 10:53:09

Estudante natalense vence etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas 2022

O primeiro lugar do Rio Grande do Norte no 51º Concurso Internacional de Cartas, promovido anualmente pela União Postal da União (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é da estudante de 15 anos, Lívia Beatriz Barbosa Zeba, que cursa a 2ª série do Ensino Médio, no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN. A aluna e a escola vencedora receberão certificados, além de premiações em dinheiro.

Nesta edição, o objetivo era escrever uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática. A estudante potiguar teve a melhor produção e terá a sua redação concorrendo na disputa da fase nacional, junto com os outros ganhadores de cada Estado do país. Caso tenha o melhor desempenho, representará o Brasil na fase internacional.

Colégio das Neves promove Caminhada Luminosa e Missa Solene em homenagem às mãe
10/05/2022 10:51:52

Colégio das Neves promove Caminhada Luminosa e Missa Solene em homenagem às mãe

Celebrações acontecem na próxima sexta (13), às 18h, nos espaços da escola

 

Para render graças à Nossa Senhora e homenagear mulheres extraordinárias que recebem o título de mãe, o Colégio das Neves, em Natal, realizará a tradicional Caminhada Luminosa e a Missa Solene na próxima sexta-feira (13). A peregrinação será realizada nos espaços da escola, a partir das 18h. Logo após o percurso, a missa será celebrada no auditório do Colégio.

Para concretizar este momento de devoção à Nossa Senhora, a tradicional Caminhada Luminosa tem o tema "Mulheres Extraordinárias" e conta com uma programação especial em comemoração aos 90 anos de história da escola. As famílias que desejam participar desta pequena peregrinação devem levar velas para consagração à Maria e iluminação do percurso. Posteriormente, em comemoração ao Dia das Mães, será celebrada a Missa Solene, que contará com homenagens às mães da comunidade escolar.

"Maria foi a mulher que com o seu sim a Deus, deu à luz a Jesus Cristo e mudou a história da humanidade, tornando-se um exemplo de mãe para toda a sociedade. Em maio, chamado pelos cristãos de Mês Mariano, todas as celebrações e atividades da escola são dedicadas exclusivamente a ela", explica a coordenadora do Serviço de Educação Religiosa (SER), Ir. Auclecia Conceição. 

"A programação foi preparada com muito carinho. Esperamos as famílias para vivermos momentos emocionantes e termos uma noite linda, luminosa e de muita fé", convida Ir. Auclecia.

Estudantes potiguares ganham intercâmbio de uma semana para conhecer um dos centros espaciais da Nasa, nos EUA
02/05/2022 08:05:08

Estudantes potiguares ganham intercâmbio de uma semana para conhecer um dos centros espaciais da Nasa, nos EUA

Concurso cultural, realizado pela International School em parceria com Kennedy Space Center International Academy (KSCIA), busca despertar nos adolescentes do Ensino Médio o gosto pela inovação

Já imaginou participar de um concurso cultural através da sua escola e ganhar uma passagem direto para um intercâmbio nos Estados Unidos? Foi o que aconteceu com as estudantes Rafaela de Oliveira, Lívia Beatriz e Mariane Clementino, da 2ª série B, do Colégio das Neves, em Natal. Por meio do concurso International Space Explorers, realizado pela instituição International School em parceria com a Kennedy Space Center International Academy (KSCIA), um dos centros espaciais da Nasa, as três potiguares ganharam uma bolsa de estudos de uma semana no KSCIA, no Cabo Canaveral, Flórida (EUA), com todas as despesas de passagens aéreas e hospedagem pagas.

O projeto campeão, desenvolvido pelas estudantes, se chama "The Seed Paper", no qual elas propuseram uma mudança no nosso atual processo de reciclagem, focando na implementação e uso do papel semente como prática urbana. "A ideia desse concurso cultural é que o grupo que tinha interesse em participar pudesse desenvolver melhor um dos projetos trabalhados ao longo do ano e apresentá-lo em forma de artigo científico", explica Raíza França, coordenadora do ensino bilíngue do Neves. "Para mim, pessoalmente, foi um momento de muito orgulho, porque fui a professora delas ano passado. As três são altamente inteligentes e dedicadas. Acompanhei de perto a dedicação delas no projeto", acrescenta.

As vencedoras do concurso sabiam que tinham colocado todo esforço e que tinham realizado um bom projeto, mas não esperavam o incrível resultado. "Durante todo o processo do concurso senti muita ansiedade e emoção, porém quando recebi o resultado, esse sentimento transbordou. Foi uma alegria imensa, mal podia acreditar", compartilha Rafaela de Oliveira. 

Lívia Beatriz, estudante que teve a ideia de utilizar o papel semente como base do projeto, conta sobre todo esforço que elas colocaram no desenvolvimento do artigo e do apoio da escola durante o processo. "Senti muita gratidão pela ajuda que a professora Raíza nos forneceu durante o desenvolvimento do projeto e pelo apoio educacional do Neves. Estou muito ansiosa pela viagem e pelos aprendizados que virão com ela", afirma.

"A emoção foi de muita alegria ao receber o resultado, até demorei um pouco para assimilar a notícia. Eu realmente não esperava por isso, foi uma grande surpresa, pois via o concurso, principalmente pelo prêmio, como algo distante, fora do meu alcance. Assim, essa conquista também foi de muito orgulho", explica a estudante Mariane Clementino.

A viagem está prevista para junho de 2023 e as meninas estão esperando ansiosas por todo aprendizado que poderão absorver. "Agora, me sinto muito ansiosa pela viagem, imaginando as experiências incríveis que iremos vivenciar e tudo que poderemos aprender", conclui Mariane.

Dia Nacional do Livro Infantil: Como estimular a leitura das crianças em casa?
18/04/2022 08:36:56

Dia Nacional do Livro Infantil: Como estimular a leitura das crianças em casa?

Educadora dá dicas práticas e afirma que escolher bons livros e ler em família concretizam o hábito

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de Abril em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil, que nasceu neste mesmo dia em 1882. Ao longo de toda a história da literatura brasileira, inúmeras obras literárias foram e são produzidas, mas muitos pais  ainda têm dúvidas não apenas sobre qual livro escolher, mas também sobre qual é a melhor maneira de estimular a leitura de seus filhos. 

 A Orientadora Educacional do Colégio das Neves, em Natal, Liliane Medeiros explica que nesta era digital em que as crianças têm cada vez mais acesso aos dispositivos eletrônicos, inserir os filhos no mundo da leitura pode se tornar uma atividade complexa. O processo na escola para introdução dos livros e da leitura é importante, mas é dentro de casa, com a família, que as crianças vão pegando mais gosto pela prática. 

Para guiar os pais e responsáveis nesta trajetória de estímulos à leitura, Liliane Medeiros dá algumas dicas:

- Escolha bons títulos que agreguem valores importantes ao desenvolvimento das crianças; Se a sua criança já consegue escolher os livros que quer ler ou ouvir a história, envolva-a nesse processo. 

- Organize o ambiente; O ambiente também deve ser preparado com muito carinho e zelo. Ele deve ser propício para que a leitura flua. Se o momento de leitura for antes da criança dormir, o ideal é que a iluminação não são seja muito clara, para que a criança vá entrando no ritmo do sono.

- Realize contação de história e utilize recursos e entonação de voz; Você pode utilizar na contação de histórias objetos e elementos que já tenham em casa, como os bonecos das crianças. Caso queira implementas alguns recursos: fantoche, dedoche e nariz de palhaço são ótimos elementos. 

- Os livros para bebês devem ter imagens em preto e branco e também coloridas e reais. Para crianças com mais de um ano, o ideal é que os livros tenham imagens coloridas e reais, que atraiam a atenção.

-  Paras os meninos e meninas que estão em processo de alfabetização o ideal é que o livro traga frases curtas e tenham letras bastão maiúscula para que ela se identifique com a leitura.
 

Colégio das Neves encena Paixão de Cristo nesta sexta-feira (8)
07/04/2022 00:00:00

Colégio das Neves encena Paixão de Cristo nesta sexta-feira (8)

Estudantes protagonizam espetáculo, que é aberto à comunidade

 

"Paixão de Cristo, o maior ensinamento de amor" será o tema da encenação realizada pelos estudantes do Colégio das Neves, em Natal, na próxima sexta-feira (8). A apresentação acontecerá às 18h, no auditório do colégio e é aberta a todas as famílias.  

Nos dias que antecedem a Semana Santa, o espetáculo é realizado para aproximar, cada vez mais, os espectadores a história da vida de Jesus Cristo. "A encenação tem o intuito de fazer com que esta data seja repleta de significados, para que as pessoas possam viver intensamente a mística e a espiritualidade da Semana Santa", comenta a coordenadora do Serviço Religioso do Colégio, Ir. Auclécia da Conceição.

O objetivo é que o espetáculo seja cheio de sentido e espiritualidade, para mostrar as dores e alegrias do Cristo ressuscitado aos espectadores. Por isso, há um cuidado desde os ensaios de preparação dos estudantes, que rezam e refletem em grupo sobre toda a jornada de Jesus.

Neste ano, a encenação estará ligada ao tema "Fraternidade e Educação", da Campanha da Fraternidade 2022, vivenciado durante a Quaresma, que tem como lema "Fala com sabedoria, ensina com amor". Em alguns momentos do espetáculo, assuntos sobre ensinamentos, educação e amor serão discutidos.

“Muito mais do que uma apresentação ou um espetáculo, a Paixão de Cristo é um rico momento de espiritualidade”, conclui a educadora.

Blog

Instagram