SER

NOSSA PROPOSTA

O Serviço de Educação Religiosa (SER) tem como missão o desenvolvimento de ações de cunho pastoral e educativas, preocupando-se em fazer do ambiente educativo um espaço de vivência dos valores humano-cristãos, do anúncio do Evangelho do amor, da justiça, da solidariedade e de relações interpessoais fraternas. Para isso, conta com a assistência espiritual das Irmãs da Congregação das Filhas do Amor Divino, de sacerdotes e de uma equipe de profissionais qualificados em educação, que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio na prática pedagógica do ENSINO RELIGIOSO e diversas ações pastorais. O Colégio oferece também aos educandos uma aprimorada formação CATEQUÉTICA para os SACRAMENTOS da 1ª EUCARISTIA e da CRISMA, bem como a promoção de momentos de espiritualidade para estudantes, profissionais, familiares e sempre alunos, a participação no GRUPO DE JOVENS SEGUINDO A CRISTO (JASAC) e protagonismo nas ações de evangelização que envolvem todas as idades. Inspirados no carisma da Madre Francisca Lechner (Fundadora da Congregação das Filhas do Amor Divino), em sintonia com a Igreja, respondemos às necessidades do nosso tempo com a ousadia de quem constrói o Reino de Deus, porque acredita na força do Evangelho de Jesus Cristo e caminha sob a proteção de Nossa Senhora das Neves.

PASTORAL

A Missão do Serviço de Pastoral Escolar da Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora das Neves é: desenvolver um projeto de evangelização; dinamizar o processo de reflexão e ação entre os serviços; desenvolver a capacidade de discernimento e compromisso; possibilitar a experiência da dimensão mística, comprometida com a vivência da fé e o exercício da cidadania; vivenciar atitudes de respeito e o diálogo inter-religioso num clima de paz; capacitar para a leitura da vida e da história à luz do Evangelho; celebrar momentos significativos da Escola, da Congregação, da Igreja e da Vida.

CATEQUESE

Preparação para a Primeira Eucaristia

"Sim, meus queridos, se Jesus encontrar o vosso coração preparado com dignidade, de bom grado permanecerá nele e quão intensamente podereis experimentar sua presença!"

A catequese para a Primeira Eucaristia, são encontros semanais que tem por finalidade preparar as crianças para receberem o Corpo e Sangue de Jesus Cristo. É indispensável que a criança, passe por um processo de amadurecimento da fé e uma maior aproximação de Deus e de Jesus Cristo, por meio de encontros formativos e vivencias espirituais.

Segundo o Diretório Geral para a Catequese: "a catequese se propõe a ajudar a todos os cristãos católicos a melhor conhecer Jesus Cristo, o seu mistério, o Reino de Deus que Ele anunciou, as promessas contidas na Sua mensagem evangélica e os caminhos que Ele traçou para todos aqueles que O querem seguir"(238). Em sintonia com a Igreja e a espiritualidade que anima e enriquece as Filhas do Amor Divino, o espírito de fé e de zelo, promeve o Ser em sua totalidade, buscando envolver pais, alunos, funcionários, amigos e todos aqueles que desejam comungar conosco a fé. A catequese acontece em um clima de unidade e o nosso desejo é partilhar do mesmo espírito, assumindo o ministério do anúncio de JESUS CRISTO juntamente com a família. Sintonizado com a Igreja Católica Apostólica. O Colégio Nossa Senhora das Neves se propõe a cumprir as tarefas fundamentais da catequese: ajudar a conhecer, celebrar, viver e contemplar os mistérios da vida de Cristo.

PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DA CRISMA

A catequese de crisma é um espaço de tempo em que os jovens se preparam para assumir sua vocação cristã na Igreja e no mundo. O sacramento da crisma é a confirmação da fé do cristão. Nós recebemos a graça de Deus, o Espírito Santo, no batismo, que atesta a nossa filiação divina. A vida de Deus Pai, Filho e Espírito Santo está em nós; e através da crisma recebemos a confirmação dessa vida e reaviva a presença do Espírito Santo que nos dá força e coragem para vivermos nosso compromisso com Deus. Esse sacramento é ministrado para nos fortalecer e nos ajudar a enfrentar a vida. O Espírito Santo nos dará força e ensinará a viver no amor de Deus e dos irmãos. Através da crisma, o Espírito Santo nos revela os caminhos a seguir e nos inspira em nossa missão, a fim de colaborarmos na obra da salvação de todos os homens.

O Colégio Nossa Senhora das Neves se compromete em colaborar com aqueles que desejam confirmar e aprofundar sua fé com responsabilidade, com alegria e liberdade e com o desejo de viver em um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno, no espírito de comunhão e participação na Igreja para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e construir o mundo que Deus e nós sonhamos.

ENSINO RELIGIOSO

CONCEPÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR, À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

O Ensino Religioso é uma área de conhecimento dentro da nova BNCC. Nele se assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo e tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso" ( conf. LDBEN 9.394196). A partir de uma abordagem antropológico-filosófica, a dimensão pedagógica reconhece o fenômeno religioso como decorrência de sua propriedade humana, de sua condição existencial em busca do transcendente, podendo-se dizer que o específico do religioso para o Ensino é ajudar o aluno a se posicionar e a se relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam, primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto às diversidades existentes e suas linguagens simbólicas.

Mediado também pelo carisma da Instituição, o Ensino Religioso, além da construção dos conhecimentos da área, colabora para uma conscientização dos valores cristãos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.