SEF

A proposta do Serviço de Educação Física (SEF) do Colégio Nossa Senhora das Neves, fundamenta-se nas concepções socioculturais do corpo e do movimento. A compreensão dessas concepções aponta à necessidade de que se considerem também as dimensões: cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo que interage e que se movimenta como sujeito social.

Partindo da premissa de que “A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se à faixa etária e as condições da população escolar” (LDB 9394/96, Lei 10328, Art. 1º, Parágrafo 3º de 12.12.2001), consideramos importante apresentar a compreensão desse serviço no Colégio Nossa Senhora das Neves.

Nessa perspectiva, inicialmente buscamos atender aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, atualmente, as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse componente. Assim, o SEF desenvolve suas atividades mediante duas perspectivas: uma que envolve o componente curricular Educação Física, presente em todas as etapas de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Médio, e outra, que diz respeito às Práticas Corporais diversificadas, como atividades complementares.

Nesse contexto, o SEF vem priorizar:
[...] a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e de outros e desenvolver a autonomia para a apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. (BNCC 2018),

Isso se dá através do acesso a um vasto universo cultural que abrange saberes corporais, experiências estéticas, lúdicas e agonistas, desenvolvidas por meio dos jogos e brincadeiras, das ginásticas, dos esportes, das lutas e das práticas corporais de aventura. Esses conhecimentos devem valorizar:

O conhecimento e o reconhecimento do corpo e das suas possibilidades e potencialidades;

As práticas corporais, na perspectiva de reconhecimento e respeito em relação às características físicas e desempenho motor de cada estudante;

A inclusão dos estudantes, sem distinção, nas atividades propostas;

O caráter lúdico nas aulas.

O desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras;

As atitudes de respeito mútuo, dignidade, solidariedade e fraternidade em situações lúdicas e esportivas;

A valorização do desempenho esportivo, aceitando a disputa como elemento de competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos outros;

A participação em campeonatos oficiais, torneios, festivais, gincanas, excursões e atividades culturais – recreativas dentro e fora do Colégio;

A Vivência das Danças folclóricas, regionais e contemporânea, compreendendo seus contextos de manifestações (carnaval, quadrilhas, etc), assim como, das técnicas de dança clássica e contemporânea;

A organização de todas as programações e eventos relacionados ao setor e suas especificidades;

A participação em cursos, palestras, oficinas, debates e seminários que favoreçam a capacitação profissional;

ORGANIZAÇÃO

O SEF tem sua estrutura física constituída na parte interna do Colégio das Neves, com amplo parque esportivo, contando com três ginásios, duas piscinas, salas de danças, sala para lutas, sala para xadrez, sala para ginástica artística. Funcionando em três turnos, o SEF é constituído por uma coordenação, uma secretaria e um quadro de professores, distribuídos entre o componente curricular Educação Física e as Práticas Corporais diversificadas, que desenvolvem suas atividades em sintonia com o Projeto Político Pedagógico, assim como, observando o Regimento Escolar, para o bom andamento do processo educativo.

ATUAÇÃO - Projetos e afins

• Intercâmbios socio-esportivos - Jogos Escolares da PRONEVES
  • Intercâmbios socio-esportivos - Jogos e torneios escolares
  • Organização de equipes esportivas