Ensino médio

O trabalho pedagógico do Colégio das Neves na etapa final da Educação Básica tem como objetivo desenvolver no estudante habilidades e competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dar continuidade ao processo de desenvolvimento da capacidade de aprender e aperfeiçoar o uso das linguagens como meio de constituição dos conhecimentos, de compreensão da realidade e de formação de atitudes e valores para a vida. No Ensino Médio, os educandos ganham ainda mais protagonismo e autonomia no desenvolvimento de suas atividades, consolidam os referenciais científicos-tecnológicos os quais valorizam uma aproximação da teoria com a prática, favorecendo a consolidação de um pensamento crítico e a formação de cidadãos éticos. Além disso, durante essa etapa, os estudantes recebem orientação no sentido de desenvolver seu projeto de vida e fazer uma escolha profissional consciente. Em vista disso, a integração dessas ações possibilita resultados satisfatórios frente ao processo seletivo para ingresso no ensino superior.

EQUIPE DO ENSINO MÉDIO

NOME FUNÇÃO
ABELÍRIO AUX. DISCIPLINA
ANA CAROLINA MENDONÇA PROFESSORA LÍNGUA PORT. E LITERATURA
ANA CLÁUDIA DUARTE PROFESSORA LÍNGUA PORT. E LITERATURA
ANTENOR ARAÚJO PROFESSOR FÍSICA
ARIMATER SOUZA PROFESSOR FÍSICA
AUGUSTO MARINHO PROFESSOR BIOLOGIA
CARLOS MOURA PROFESSOR BIOLOGIA
CRISTINA FREITAS COORD. PEDAGÓGICA
CHARLTON JEAN PROFESSOR QUÍMICA
EDSON MOISÉS PROFESSOR LÍNGUA PORT. E LITERATURA
FÁBIO LEITE PROFESSOR MATEMÁTICA
FÁTIMA FONSECA PROFESSORA LÍNGUA PORT. E LITERATURA
FRANCINEUMA COORD. DISCIPLINAR
FRANCISCO JÚNIOR PROFESSOR MATEMÁTICA
GILLEVELENEWE REZENDE ORIENTADOR EDUCACIONAL E PROFESSOR BIOLOGIA
HENRIQUE LUCENA PROFESSOR HISTÓRIA
HIÉLIA COSTA PROFESSORA BIOLOGIA
HILTON PROFESSOR FÍSICA
IRAN LIMA PROFESSOR QUÍMICA
ISA SARAIVA LABORATORISTA
JANIERE MENDONÇA PROFESSORA GEOGRAFIA
JARBAS BATISTA ENSINO RELIGIOSO
JASON DESIDERIO PROFESSOR ARTES
JEFFERSON EDUCADOR AUXILIAR
JÉSSICA SALÚSTIO PROFESSORA LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA - ESPANHOL
JOSÉ AUGUSTO PROFESSOR FILOSOFIA
JOSIMAR TORRES PROFESSOR QUÍMICA
JURANDIR OLIVEIRA PROFESSOR LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)
KALLYANNY SANTAYNE EDUCADORA AUXILIAR
LIDIANE SERGINA EDUCADORA AUXILIAR
LINDAURA ORIENTADORA EDUCACIONAL
LUCI COSTA PROFESSORA LÍNGUA PORT. E LITERATURA
MAGNO PROFESSOR MATEMÁTICA
MÁRCIO SANTOS PROFESSOR BIOLOGIA
MARCOS EDUCADOR AUXILIAR
NÚBIA SANTIAGO PROFESSORA LÍNGUA PORT. E LITERATURA
OTAIR LUÍS PROFESSOR GEOGRAFIA
RAMIRO PROFESSOR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
RENNO PROFESSOR HISTÓRIA
ROBSON CORREIA PROFESSOR QUÍMICA
SHEILA SALUSTINO PSICÓLOGA

As inovações constantes em torno das melhores práticas para ensinar e aprender nos leva a refletir na necessidade de metodologias que possibilitem ao estudante desenvolver-se como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Para tanto, a formação de professores é essencial por contribuir para a reformulação das propostas de ensino para a educação básica no Colégio Nossa Senhora das Neves, com vistas à criação de um ambiente de aprendizagem mais estimulante e prazeroso para os estudantes, e que os resultados da aprendizagem atendam aos objetivos postos nos documentos oficiais que embasam nossas práticas no Ensino Médio.
A utilização de metodologias ativas de ensino é uma proposta metodológica para envolver os estudantes em uma aprendizagem que ocorre por meio de conhecimentos desenvolvidos de forma contextualizada, participativa e significativa. Tais aspectos favorecem ao desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos estudantes, contribuindo para a formação de estudantes de alto desempenho, preparados para atuar de forma inteligente, produtiva e responsável junto à sociedade que se encontra em constante transformação.

A metodologia de aprendizagem por projetos dá vida e significado aos conhecimentos, rompendo com a visão estritamente conteudista, a qual se limita à prática da repetição e à memorização de informações que permanecem desconexas na dimensão cognitiva do estudante. As atividades desenvolvidas no NAE favorecem ao processo de construção de conhecimentos, ao aprimoramento habilidades investigativas e à autonomia de aprendizagem.. Cumpre as etapas de observação da realidade, identificação do problema objeto de pesquisa e seus dos pontos chaves, teorização, levantamento de hipóteses de solução e aplicação da resultados à realidade, além da escrita acadêmica sobre a investigação realizada.
Durante todo o desenvolvimento do projeto, o estudante se mantém em constante interação com seus pares e seu orientador, o qual exerce a função de oportunizar a troca de ideias e de mediar experiências que ampliam o seu conhecimento sobre o objeto estudado, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e estabelecer relações interpessoais bem sucedidas Permite ainda ao estudante abrir possibilidades de desenvolvimento de pensamentos superiores (metacognição), criatividade e estabelecer estratégias para relacionar-se com a complexidade das relações de conhecimentos e atitudes na sociedade atual. Ou seja, mobiliza competências e habilidades construídas em sua vida escolar no exercício de sua cidadania.
O Painel Científico é a expressão do compromisso com a educação na dimensão científica, humana e cristã do Colégio das Neves. É o momento de socialização dos resultados dos trabalhos, no qual a ciência passa a ser destacada como instrumento a serviço da sustentabilidade planetária, em prol da humanidade, da consciência ambiental e que precisa ser desenvolvida de forma ética e com responsabilidade.

As aulas Integradas/Temáticas têm por objetivo compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. Durante essas aulas, o estudante tem a oportunidade de: perceber a interrelação entre os conhecimentos curriculares abordados nos diferentes componentes curriculares; ampliar seu espaço de diálogo entre professor e seus pares; ter acesso aos o conhecimento científicos mediante a reflexão sobre o senso comum; exercitar a capacidade de analisar criticamente os fenômenos sociais, ambientais, históricos, científicos, tecnológicos e culturais. Esse exercício de interdisciplinaridade favorece à desmistificação da ciência como algo isolado e ainda favorece o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis à formação para uma cidadania engajada na construção de uma sociedade economicamente sustentável e socialmente justa.


AULAS TEMÁTICAS NO CINEMA

Com o objetivo de melhor formar os estudantes do Colégio das Neves para enfrentar o ENEM e o mundo do trabalho, as aulas temáticas no cinema ocorrem como mais um recurso de que o estudante dispõe para ampliar os conhecimentos sobre patrimônio histórico, cultural e imaterial. Nelas os estudantes têm a possibilidade de assistir aos filmes exibidos nos cinemas da cidade, seguidos de aulas que os contextualizam. Os professores elaboram um planejamento que atenda ao estudo a partir da película exibida.

O ENEM abrange amplos pressupostos no que se refere às Linguagens e Códigos. As Linguagens abrangem as dimensões: corporal, visual, verbal, literária, teatral, plástica, arquitetônica, digital, etc. Temos os Códigos: linguístico, poético, icônico, social, musical, dentre outros. Essa nova realidade requer novos currículos e, sobretudo, novas estratégias de ensino-aprendizagem.
Como produto das ações humanas, a linguagem está presente nas diversas experiências cotidianas. Destacam-se a linguagem verbal, a fala e a escrita. As palavras, por conseguinte, carregam uma memória, conhecimentos acumulados historicamente que se articulam em códigos.
Sabendo-se que os códigos são sistemas complexos, construídos nas relações sociais, subentende-se, então, que eles ajudam a expressar nossas experiências. Logo, a aquisição de novos códigos amplia as relações sociais e a visão de mundo. É nesse contexto que se insere uma nova perspectiva de ensino não mais pautada na reprodução de informações desconexas, mas, sobretudo, na construção do conhecimento. Urge que os educadores, de fato, ensinem os alunos a pensar e problematizar o mundo e repensem suas práticas pedagógicas, bem como desenvolvam novas estratégias de ensino e aprendizagem.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) intenciona avaliar e analisar a própria operação de ler, seus modos e tipos que adentram em um campo semiótico amplo. Todas as situações de avaliação estruturam-se de modo a verificar se o aluno é capaz de ler e interpretar textos. Dessa forma, qualquer área do conhecimento é responsável por orientar o processo de leitura e por ressaltar a importância da argumentação como pré-requisito do pensar. Em outras palavras, é preciso partir de situações e problemas reais para que o aluno ative competências inter-relacionadas às diversas habilidades. Sem dúvida, uma necessidade emerge dessas constatações: é preciso aprender a ensinar competências.
Para que a equipe pedagógica do Ensino Médio possa acompanhar o desenvolvimento das habilidades dos estudantes na perspectiva do ENEM, foi firmada a parceria com a Plataforma SAS, na qual são aplicados 06 (seis) simulados no decorrer do ano letivo, como correção pela TRI, cuja análise favorece o acompanhamento da evolução do estudante nas habilidades previstas para o ENEM, servindo de parâmetro para implementação de ações que visem melhorias nos resultados do SISU, ou seja, no ingresso dos estudantes nas universidades públicas.

Partindo da importância de ampliar o conhecimento da vida cotidiana em diferentes ambientes de aprendizagem e do desenvolvimento do conhecimento científico, são proporcionados momentos nos quais os estudantes irão além do universo escolar, possibilitando a percepção real do mundo em que vive, desenvolvendo os seguintes objetivos propostos pelos documentos oficiais da educação:
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.
Segundo Evandro Pinheiro (2006), o ambiente e o homem, inseridos na paisagem, revelam informações que são vistas e sentidas na relação de uso e interação. De um lado estão as características do ambiente, com formas e sentidos; de outro o indivíduo que vê, sente ou percebe a sua volta sob prismas/valores culturais, vivos, carregados de significados. Durante o ano letivo, a partir do planejamento organizam-se os roteiros
As visitas de estudos para os estudantes da1ª e 2ª séries as viagens são a região Sul do País, com roteiros estabelecidos no início de cada ano letivo. Para 3ª série do Ensino Médio, da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, tem um itinerário Histórico e Cultural, que vai do Alecrim a Ribeira. Essa aula é mais um recurso de que o estudante dispõe para ampliar os conhecimentos sobre patrimônio histórico, cultural e imaterial da cidade de Natal.

Diante da necessidade de melhorar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio no componente curricular de Matemática, o Colégio Nossa Senhora das Neves oferece curso de conhecimentos básicos no referido componente curricular, com o objetivo de avançar na aprendizagem da resolução de problemas envolvendo os conteúdos de fração, potenciação e equação para a 1ª série e geometria plana e espacial para as 2ª e 3ª séries. O nosso maior objetivo é oportunizar a melhoria da aprendizagem do estudante e, consequentemente, o seu desempenho no componente curricular em questão.
O curso não tem custo adicional e ocorre em dias e horários especificados. Sua frequência é obrigatória para os estudantes que apresentarem dificuldades conforme seu desempenho em atividades diagnósticas a serem realizadas pelos professores de matemática.

O Redação Nota 1000 é uma plataforma destinada a melhoria significativa da escrita dos estudantes. A melhora é de 250 pontos em média, em escala de 1000, após a execução de dezenas de redações na ferramenta. Alguns chegaram a melhorar mais de 400 pontos, mudando efetivamente de patamar de escrita e garantindo desempenho satisfatório no ENEM e em outros exames. Após a escrita da redação, o estudante recebe um diagnóstico de seu desempenho, além do direito à reescrita para aperfeiçoar a produção.

O Colégio Nossa Senhora das Neves oferece aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio cursos de Leitura de Imagens e de Cartografia na perspectiva de que a imagem é um objeto cultural, produzido por meio de vários mecanismos como o cinema, a fotografia, literatura e artes plásticas, sendo essencial para o aprendizado da interpretação de mundo.
Nos últimos anos, a demanda na prova do Enem tem sido crescente, explicitando dessa maneira a necessidade de uma maior reflexão sobre o tema. O curso capacitará o aluno a um maior entendimento sobre a importância da imagem em sua interpretação enquanto texto não verbal, possibilitando a este um melhor desdobramento em vários componentes curriculares, não somente em Ciências Humanas e Linguagem.
O Curso de Cartografia aborda o estudo da Cartografia como importante contribuição à construção do pensamento espacial e do raciocínio geográfico dos estudantes. A leitura e a interpretação de produtos ou representações cartográficas, tão fundamentais na análise dos fenômenos e processos geográficos e de outras áreas do conhecimento, exigem o domínio de conceitos e linguagem específicos. Tais habilidades e competências são desenvolvidas por meio de atividades sistematizadas, promovendo desde a alfabetização cartográfica até a correlação, a comparação e a análise dos diversos tipos de representações cartográficas. Portanto, o aprofundamento nas técnicas de cartografia levará o aluno a aprimorar sua capacidade de leitura e interpretação dessas representações e dos fenômenos e processos de diversas áreas do conhecimento, principalmente das Ciências Humanas.

+Notícias

Ver mais

Depoimentos

Ver mais