No Dia da Saúde Bucal, odontopediatra reforça os cuidados com a higiene das crianças

22/03/2021

Segundo especialista, cuidar da escova de dente durante a pandemia é uma das formas de manter a saúde bucal em dia

 

O Dia Mundial da Saúde Bucal é comemorado neste sábado (20). A data foi instituída pela Federação Dentária Internacional (FDI) com o objetivo de orientar a população sobre a necessidade de uma boa higienização da boca para diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes. Por isso, a importância da escovação, onde serão higienizados os dentes e a língua, e o uso do fio dental, para limpar os locais em que as cerdas da escova de dente não conseguem alcançá-los.

Priscila Alencar, odontopediatra do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, alerta que a qualidade da higienização tem relação direta com a saúde geral do corpo, uma vez que a saúde começa na boca e que inúmeras doenças ocorrem decorrentes da má ou da falta de higiene bucal. “Os microrganismos migram para a corrente sanguínea, podendo provocar doenças como problemas no coração, diabetes e parto prematuro, ou o seu agravamento”, explica.

“Conscientizar os adultos sobre a importância da saúde bucal é considerado um trabalho mais prático e fácil. Já quando se trata das crianças, são poucas as famílias que não enfrentam grande resistência para iniciar a rotina de higienização nos pequenos”, acrescenta a especialista enquanto comenta a importância de as escolas trabalharem o tema ainda nos anos iniciais.

No Colégio das Neves, Priscila desenvolve o projeto “Meu Dentinho na Escola”. Idealizado há seis anos, o a iniciativa busca desenvolver ações coletivas de educação, promoção e motivação em saúde bucal nos estudantes da Educação Infantil - do Berçário ao Nível 5, e do Tempo Integral. “As atividades do projeto são planejadas de acordo com a fase de desenvolvimento das crianças, além de possuir relação com os assuntos trabalhados pelas professoras em sala de aula ou com as temáticas abordadas pela Equipe Multidisciplinar, para que os nossos alunos sejam multiplicadores em seu meio social e os hábitos adquiridos no ambiente escolar, continuados até a vida adulta”, conta Priscila. 

Atualmente, em virtude da pandemia da Covid-19, as atividades desenvolvidas com os estudantes foram readaptadas e criadas, sem perder a magia do lúdico, seguindo todas as orientações dos protocolos de segurança.

Para finalizar, Priscila pontua seis importantes dicas práticas que irão auxiliar no processo de higienização das crianças, especialmente neste período de pandemia.

1. Apresente a escova, o creme dental e o fio dental de uma forma que a criança possa compreender e experimente realizar a escovação na frente do espelho. As crianças amam o reflexo, além de ser uma forma de visualizar o que será feito.

2. O fio dental pode ser implementado gradualmente na rotina. A cada dia um novo dente. Até completar a boca toda. Uma vez ao dia, antes da escovação da noite, já é suficiente.

3. Cante músicas com o tema ou crie uma música bem especial para o momento.

4. Não associe o momento da escovação e do fio dental a uma punição ou ida ao dentista, que por sinal também é muito importante.

5. É importante que a criança veja que toda a família faz a escovação dos dentes. Transforme a higienização bucal em um momento divertido em família.

6. Também é muito importante cuidar da escova, principalmente no contexto atual da pandemia da covid-19. Você vai precisar de solução para bochecho que contenha Clorexida 0,12% e um borrifador para seu armazenamento. O modo de fazer é bem simples: primeiro colocar a escova na posição vertical e dispensar a solução, na forma de spray, da cabeça (cerdas) ao cabo, aguardar a secagem, lavar em água corrente, e por fim, secar e armazenar. Execute o procedimento acima descrito uma vez por semana.
 

Parceiros

#FamíliaNeves

Ver mais
Colégio Neves