17/12/2020
Além das habilidades linguísticas, a prática bilíngue nas escolas ajuda em diversas áreas do conhecimento e prepara os estudantes para o futuro
Atualmente, dominar outro idioma se tornou uma necessidade para o crescimento profissional das pessoas. Para acompanhar este cenário cada vez mais globalizado, a introdução de outra língua na vida estudantil está virando uma realidade em diversas escolas. Mesmo diante dos desafios que o processo de aprendizado em dois idiomas pode trazer, é possível destacar vários benefícios para as crianças durante o seu crescimento.
Primeiro, é preciso entender a diferença entre a Educação Bilíngue e a Educação do Idioma. Neste último, existe o aprendizado da disciplina, mas o idioma em si não faz parte das vivências do cotidiano do aluno, está limitada ao conteúdo apresentado durante as aulas e abrangendo apenas a própria disciplina. Já no bilinguismo, o estudante fica totalmente imerso, não apenas ao idioma e em sua gramática, mas também na cultura dos países, estimulando a curiosidade e ensinando a diversidade.
E este é o ponto chave da Educação Bilíngue nas escolas: ele oportuniza aos estudantes a possibilidade de não somente terem acesso a comunicação em outro idioma, no caso a língua inglesa, mas também de compreenderem outras culturas e consumirem informações vindas de todas as partes do mundo. A coordenadora do bilíngue no Colégio Nossa Senhora da Neves, em Natal, Thaisa Holanda, explicou que na instituição os professores trabalham com os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e em 2021 no Ensino Médio, assuntos relacionados às diversas competências e habilidades direcionadas às suas séries, mas utilizando o Inglês como meio de instrução.
"Os alunos acessam a língua de uma forma contextualizada, unindo o acadêmico e o social, enquanto tem ao alcance os diversos conteúdos que estão sendo explorados na sua série específica”, exemplifica Thaisa. O programa atualmente escolhido pelo Neves é o da International School, que existe no Brasil desde 2009 e em 2015 começou a atuar como parceira do colégio.
Ela segue a abordagem metodológica CLIL (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês), que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, ou seja, por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar. Desta forma, o estudante recebe uma educação integral e conclui o ensino médio preparado para os novos desafios da modernidade.
Além disso, o método didático oferece aos estudantes várias possibilidades divertidas de aprender. Como por exemplo o Spelling Bee, um campeonato de soletração de palavras em inglês que acontece anualmente no Neves e que estimula os estudantes a aprenderem mais palavras, tanto o significado, como a pronúncia e, o principal do evento, a soletração.
Cheguei no Neves em 2016, mas é como se eu estudasse há muitos anos. Aqui todo mundo é família.
No Neves, fixei minhas raízes e aprendi a alçar vôos. O próximo é a universidade. Levarei os ensinamentos aprendidos em toda minha trajetória e olharei para o meu eterno Colégio com garra, orgulho e a mesma paixão de sempre
O Neves é a minha segunda casa, assim como as quadras de vôlei. Sou grata ao treinador Eugênio Anselmo por acreditar em meu potencial no esporte.
Matricular meu filho João Pedro Lira no Neves foi o melhor investimento que fiz. Uma escola de excelência. Estou muito feliz em fazer parte da família Neves.
Sou muito grato ao Colégio das Neves por acolher tão bem meus filhos. Eles são atletas da escola e mostram crescimento como ser humano.
Ter uma turminha só de meninas em 2017 marcou minha trajetória no Neves.
Aqui vivi e vivo muitas histórias, transformações. Já fiz muitas amizades, conheci pessoas maravilhosas, que foram e são até hoje importantes em minha vida. O Neves representa para mim o começo da vida profissional, da formação da minha família. Ao Neves, devo toda a gratidão, por ter contribuído com a formação acadêmica e religiosa dos meus filhos, por acreditar em meu potencial profissional.
O Neves é a minha paixão. É um privilégio estudar em uma escola que carrega tanta tradiç
Quando criança, sempre tive vontade de estudar no Neves. Hoje me realizo duplamente em ver meu filho e minha esposa respirando o universo desta escola como aluno e professora, respectivamente.
Adoro o Neves o nível de ensino e o jeito que essa escola nos acolhe. Já fui líder de turma, agora quero ser do CCE-MANA! Aqui os alunos tem voz e opinião! A escola nos escuta.