Volta às aulas pede cuidado com a alimentação de crianças e adolescentes
08/02/2023 10:48:29

Volta às aulas pede cuidado com a alimentação de crianças e adolescentes

Nutricionista escolar dá dicas de como montar uma lancheira saudável e atrativa

Com o início de um novo ano letivo, pais e responsáveis não podem se descuidar quanto à alimentação de crianças e adolescentes. Mais suscetíveis aos impactos causados pela indústria dos alimentos ultraprocessados – que atraem pelos sabores marcantes e cores fortes, mas apresentam pobreza nutricional – os pequenos precisam de orientação para comer bem.

De acordo com a nutricionista do Colégio Nossa Senhora das Neves, Aline Carolina Santos, a criança é o reflexo da família. “Para construir hábitos saudáveis na infância, é crucial que a família dê o exemplo”, explica.  “É na infância que são formados os hábitos que vão ser levados para toda a vida", complementa.

Um cardápio recheado de alimentos pobres em nutrientes e ricos em açúcares e gorduras pode viciar o paladar da criança, criando maior resistência aos alimentos naturais, além de aumentar a probabilidade de no futuro terem hipertensão, diabetes e obesidade.

Apesar de parecer um grande desafio, mudar os hábitos de crianças que estão acostumadas a se alimentar de forma inadequada é possível. Neste processo, escola e família podem caminhar de mãos dadas. “Quando a criança já tem hábitos não saudáveis, é importante que a transição seja feita gradativamente. Manter um alimento que a criança já consuma e adicionar algo saudável pode funcionar”, sugere a nutricionista.

“Mesmo que não seja consumido, é importante que alimentos saudáveis sejam oferecidos e que estejam presente todos os dias”, continua Aline.

Material digital direciona os pais na hora de montar a lancheira

Para deixar a lancheira mais atrativa, a família deve variar nas texturas, cores e formatos. Usar enfeites apropriados para alimentos e cortadores para fazer diferentes formatos nas frutas. Segundo Aline, “uma lancheira colorida aumenta o interesse da criança”.

No Colégio das Neves, as famílias recebem um e-book que funciona como uma bússola na hora de preparar o lanche das crianças e adolescentes. Escrito e atualizado periodicamente por Aline, o “Manual da Lancheira Saudável” trata do que deve conter na lancheira, o que deve ser evitada, as quantidades ideais que devem ser servidas, além de várias receitas que podem ser preparadas em casa.

“O Colégio das Neves acredita que proibir não é o caminho. A escola realiza intervenções, com o auxílio das professoras, que estimulam os próprios alunos a fazerem escolhas saudáveis”, detalha Aline. “Sempre em contato com as famílias, enviamos comunicados que convidam os pais a se somarem conosco na construção de um futuro mais saudável para os pequenos”, complementa.