Tubos percussivos: uma nova metodologia de aprendizagem infantil sobre as notas musicais
30/03/2022 13:42:41

Compreender as diferentes características das notas musicais pode parecer uma atividade complexa para as crianças de 9 e 10 anos de idade. Para tornar essa aprendizagem sobre as melodias mais dinâmica e divertida,  o professor de música do Colégio das Neves, Wendell Praxedes, em Natal, realiza uma aula com instrumentos alternativos chamados tubos percussivos, nas turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Os tubos percussivos são instrumentos feitos a partir de um plástico resistente colorido e são usados para ajudar as crianças a aprenderem sobre ritmo, melodia, sonoridade e outras noções musicais. "Com o uso desse instrumento alternativo, é possível realizar diversas maneiras de reproduzir melodias de forma coletiva e performática, além de contribuir para uma melhor compreensão das notas musicais, de forma dinâmica e criativa", afirma Wendell.

Na atividade, cada estudante fica com um tubo de uma cor corresponde a uma nota musical e ao comando do professor, os alunos tocam a melodia estudada em aulas anteriores. Dessa forma, as crianças entendem e diferenciam os sons de cada nota. Após distinguirem as diferentes características de uma melodia, as turmas concretizam os conceitos estudados em sala de aula, tocando com os tubos percussivos a primeira estrofe da tradicional música "Asa Branca", do cantor e compositor Luís Gonzaga.

O uso dessa metodologia promove inúmeros aprendizados ao estudante. "Por meio dela, a criança experimenta as diferentes possibilidades de executar melodias, desperta a percepção auditiva, participa de uma performance musical coletiva, desenvolve a concentração e atenção, além de trabalhar as suas habilidades sensorial, motora, social e criativa", comenta o educador musical.

Criatividade nas aulas de música
Desde os primeiros níveis de ensino, as crianças têm aulas de musicalização no Colégio das Neves. O objetivo é que as percepções sonoras sejam ativadas nos estudantes desde pequenos, contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor. "As aulas de música, quando realizadas de forma inovadora, proporcionam aos alunos o desenvolvimento de diferentes aspectos relacionados à concentração, à criatividade e ao uso da imaginação", conclui o professor Wendel.