Psicólogas trabalham a valorização da vida em colégio de Natal
30/09/2021 11:00:00

Psicólogas trabalham a valorização da vida em colégio de Natal

No mês dedicado a prevenção ao suicídio, psicólogas realizam momentos de reflexão e partilha entre os estudantes, professores e funcionários

Conversar sobre a saúde mental é essencial em todas as etapas da vida. Na vida escolar, desde os primeiros anos, na descoberta dos sentimentos, até o Pré-Enem, com o amadurecimento, é necessário estabelecer um diálogo aberto e saudável, propondo este momento não só na escola, mas também no ambiente familiar. E isto é trabalhado ao longo de todo o ano no Colégio das Neves, em Natal/RN, especialmente no mês dedicado a valorização da vida, o Setembro Amarelo.

Para falar sobre este tema tão amplo, as psicólogas do Neves, Nadja Medeiros, Magali Cabral e Sheila Salustino, junto da equipe do Serviço de Educação Religiosa, trabalham o projeto "Mais amor pela vida". O objetivo deste projeto é promover um ambiente saudável, incentivando a prática do amor, a valorização da vida, o respeito e a autoestima no enfrentamento das problemáticas do dia a dia. "Setembro Amarelo é cuidado. Cuidado consigo, cuidado com o próximo. Um mês para ficarmos atentos as nossas emoções, as emoções dos colegas de escola e de tralhado. Fale sobre o que sente, sobre o que percebe, não guarde para si, porque a fala cura", enfatiza Magali.

Encerrando o mês, as psicólogas realizaram um diálogo aberto em cada nível de ensino, entregando uma fitinha amarela, para simbolizar a vida e a importância de valorizá-la, não só no mês de setembro, mas durante todo o ano.