Compreender as próprias emoções, aprender a lidar com os sentimentos e desenvolver empatia são aprendizados tão importantes quanto a alfabetização na primeira infância. Pensando nisso, o Colégio Nossa Senhora das Neves lançou o projeto “Ser e Conviver”, uma iniciativa que integra a proposta pedagógica da Educação Infantil com foco no cuidado emocional desde os primeiros anos de vida escolar.
Idealizado pela professora Marília Bandeira, com o apoio da Coordenação Pedagógica e do setor de Psicologia Escolar, o projeto propõe vivências afetivas, rodas de conversa e atividades lúdicas que ajudam as crianças a nomear, reconhecer e expressar o que sentem, fortalecendo vínculos e promovendo um ambiente mais acolhedor e saudável.
“A ideia do projeto nasceu do desejo de oferecer às crianças espaços seguros para se expressarem emocionalmente. Quando elas entendem o que sentem e aprendem a colocar isso em palavras, todo o processo de convivência se transforma,” explicou a professora Marília.
A coordenadora pedagógica Eufrásia Medeiros destaca que o desenvolvimento das competências socioemocionais está diretamente ligado à formação integral da criança.
“Cuidar das emoções na infância é também cuidar do futuro. Ao proporcionar essas experiências, ensinamos nossos alunos a se relacionar melhor com os outros, a se respeitar e a construir relações mais humanas e empáticas,” afirmou.
Já a psicóloga Pollyanna Santanna ressalta o papel das famílias nesse processo e a importância de fortalecer a parceria entre escola e casa:
“O projeto também envolve as famílias, porque é na escuta mútua entre escola e responsáveis que conseguimos avançar na construção de um ambiente emocionalmente saudável para todos. Estamos plantando sementes de equilíbrio e autoestima,” pontuou.
Com ações contínuas ao longo do ano letivo, o "Ser e Conviver" reforça o compromisso do Colégio das Neves com uma educação que vai além do conteúdo — formando crianças mais seguras, conscientes e preparadas para viver em sociedade com respeito, empatia e amor.