Projeto escolar trabalha Educação Financeira com adolescentes
25/08/2020 11:31:32

Projeto escolar trabalha Educação Financeira com adolescentes

Alunos se caracterizaram dos membros da família, para representar no momento da apresentação.

Durante os meses de julho e agosto, os alunos do 8º ano do Colégio Nossa Senhora das Neves participaram de um projeto sobre educação financeira, realizado pela professora de língua portuguesa e produção textual, Adriana Silva. A proposta do projeto foi fazer com que os alunos vivenciassem as diferentes realidades das famílias brasileiras, por meio de um controle orçamentário.

A professora Adriana explica que a ideia surgiu a partir de um dos capítulos do livro pedagógico da turma, que se chama "Cuidando do seu dinheiro". Complementando os debates realizados nas turmas sobre Desigualdade, Adriana decidiu realizar uma atividade experimental sobre controle orçamentário. Os alunos teriam que formar uma família de 4 pessoas (4 alunos), na configuração que eles quisessem escolher, com apenas uma condição: cada família teria que viver, ao longo de 30 dias, com apenas um salário mínimo.

Para por em prática esta atividade, a professora sugeriu que os alunos procurassem os pais, para entender melhor como funciona um controle orçamentário. Os pais se disponibilizaram e realizaram as pesquisas junto com os alunos, tanto relacionada à montagem dos componentes da família, se teriam crianças, animal de estimação, adolescentes etc, assim como com a distribuição do dinheiro entre eles e as despesas da casa.

"Os trabalhos deles foram feitos com muito cuidado, muita pesquisa e interação com os pais, e isso nos deixou muito felizes com o resultado", acrescenta a professora sobre a participação dos alunos e dos pais no projeto.

Quando perguntados sobre o que o projeto acrescentou em sua vida, as respostas dos alunos foram quase unânimes: “abrir os olhos” sobre a realidade da vida de pessoas que tem menos recursos, passaram a valorizar mais os pais por reconhecerem todo o esforço que é manter a família, e reconheceram a necessidade de projetos sociais para populações de baixa renda.

Durante a live da série O aprendizado não pode parar, realizada no dia 12 de agosto no Instagram da escola, a professora explicou a importância dos alunos praticarem os assuntos propostos em sala de aula, aprendendo pela vivência do tema. O aluno Arthur Cortez, que participou da live, comentou que foi um projeto desafiador e inusitado, "nos fez enxergar outras realidades, diferentes da nossa".

Para assistir à live completa, que teve como tema Projetos interdisciplinares e a participação familiar na aprendizagem, acesse o Instagram @sempreneves, na aba IGTV.