Planetário Móvel proporciona experiência imersiva para estudantes em escola potiguar
03/05/2023 15:55:22

A forma imersiva de ensinar conteúdos envolvendo o universo é eficaz para despertar a curiosidade e interesse dos estudantes

Com o intuito de tornar a complexidade do universo palpável para os estudantes, o Colégio Nossa Senhora das Neves apostou em uma experiência imersiva. Disponível para crianças do Nível IV até o 7º ano, o Urânia Planetário Móvel é um domo com aproximadamente 7 metros de diâmetro que conta com uma projeção 360º em seu interior, o que proporciona uma referência visual de como é o universo.

O espaço tem sido motivo de fascinação e curiosidade entre os estudantes. O objetivo da iniciativa é enriquecer o aprendizado dos alunos de uma forma lúdica e interativa, proporcionando uma oportunidade única para que eles possam aprender sobre o universo e o espaço de uma maneira diferente.

Para o educador Gille Rezende, coordenador dos anos finais do Ensino Fundamental do Neves, a novidade está sendo um ótimo jeito de difundir a ciência astronômica entre as crianças, aguçando a curiosidade e incentivando o interesse dos alunos na área. “Os estudantes criaram muita expectativa e se animaram quando falamos da vinda do planetário. Em geral, eles ficam admirados com a experiência, e comentam que se impressionam com o que é visto, o que os faz querer pesquisar e conhecer mais sobre”, conta.

O planetário surgiu a partir da compreensão de que a infinitude do universo pode ser particularmente desafiadora de assimilar para alguns estudantes. O espaço lúdico já se provou uma ferramenta incrível para o ensino de ciências e para a educação como um todo por oferecer um formato de ensino 100% visual e imersivo.

‌No planetário, discussões sobre conceitos complexos de Física, Ciências e Geografia surgem de forma natural entre professores e alunos, o que dá aos estudantes poder e autonomia sobre o próprio processo de aprendizagem. “É gratificante ver todos aprendendo enquanto testemunham uma viagem intergaláctica acontecendo”, conclui o coordenador.