"O Sapato das Emoções": Estudantes do 1º ano participam de atividade que desperta a autoestima e autoconfiança infantil
04/04/2022 16:15:34

Amor, coragem e inteligência são alguns dos poderes que os pequenos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio das Neves desejaram ter na atividade "O sapato das emoções". A ação educativa realizada em parceria com Escola da Inteligência faz alusão ao conto infantil da princesa Cinderela. Na ocasião, os alunos ao sentarem em um lindo trono e calçarem o seu sapato preferido, falaram qual super poder, vinculado a uma emoção, gostariam de ter.

Ao longo de todo o ano letivo, os estudantes do 1º ano, que estão no processo de alfabetização, estudam sobre os contos literários e como finalização deste ciclo tão importante, escrevem o seu próprio livro. Para a abertura destas ações com os contos clássicos e promover nas crianças o encantamento com o lúdico, as professoras idealizaram a atividade "O sapato das Emoções".

Inicialmente, as crianças estudaram em sala de aula e fizeram uma reflexão coletiva sobre o conto clássico infantil Cinderela que retrata a história de uma princesa que sofria muito porque não tinha o acolhimento da sua família. Ao calçar o seu sapatinho de cristal, foi encontrada por seu príncipe e teve uma vida feliz.

Após um debate com as professoras sobre a história, em um cenário que remetia ao conto de fadas, o estudante deveria sentar em um lindo trono, e quando a professora, que estava fantasiada de Cinderela, calçasse o seu sapato mais especial, ele deveria dizer qual emoção gostaria de ter para ser um ser humano melhor. A professora Vanessa Trindade explica que a atividade trabalha com as crianças questões relacionadas a autoconfiança e a autoestima, tudo de forma lúdica.

"Os poderes que as crianças podem escolher são sentimentos que as tornam pessoas melhores. Por meio da atividade, elas percebem que podem ser muito mais inteligentes, corajosas e confiantes. Foi um momento muito significativo, as crianças tiveram a oportunidade de serem protagonistas na história, vivenciaram as suas emoções e puderam expressá-las",  conclui a professora.