'

Notícia

Novo Ensino Médio: entenda as principais mudanças propostas para 2022
26/01/2022 14:57:12

Novo Ensino Médio: entenda as principais mudanças propostas para 2022

Novidade já começa a ser implantada para as turmas que concluíram o 9º ano em 2021 e passam a integrar a 1ª série do Ensino Médio

O Ministério da Educação anunciou que o Novo Ensino Médio entrará em vigor nas escolas brasileiras a partir de 2022. Uma medida provisória convertida em lei federal alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais e definindo uma nova organização curricular, mais flexível. No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, a novidade já começa a ser implantada para as turmas que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em 2021 e passam a integrar a 1ª série do Ensino Médio. 

Uma das principais mudanças é a possibilidade de estudos sobre o Projeto de Vida, que tem a função de trazer o estudante para o centro do processo
educacional, exercendo seu protagonismo e consciência mediante suas escolhas, suas capacidades e busca de soluções para suas questões.

O Novo Ensino Médio também permite a passagem por Itinerários Formativos (IFs), o que oferece a oportunidade de escolher a área de interesse do jovem para estudos e aprofundamentos, sejam linguagens, humanas, natureza ou matemática. Dentro dos IFs, serão oferecidos um leque de possibilidades para que os estudantes possam cursar disciplinas eletivas, que são componentes curriculares a serem oferecidos semestralmente, e que serão escolhidos pelo próprio estudante. 

A coordenadora pedagógica do Colégio das Neves, Cristina Freitas, acredita que o estudante do Novo Ensino Médio terá a possibilidade de escolher uma  carreira mais assertiva quanto às suas competências e habilidades construídas na vida escolar. “O motivo é que o foco se consolida no desenvolvimento da pessoa de forma integral”, explica.

A escola potiguar já vinha se preparando ao longo dos últimos anos, implementado o projeto de vida e cursos extracurriculares para os estudantes. Este ano, as possibilidades foram ampliadas e mais portas foram abertas para o desenvolvimento profissional de cada aluno. 

A expectativa dos estudantes está alta para esta mudança. Sair do Ensino Fundamental para o Ensino Médio já é considerado um desafio, agora com as novas mudanças, será ainda mais desafiador. “O que eu espero do Novo Ensino Médio é que seja uma experiência mais personalizada para cada aluno, o que vai nos ajudar a pavimentar o caminho que escolhermos seguir no futuro”, conta a estudante da 1ª série, Nina Beatriz.

A estudante Anna Beatriz, que também enfrentará o Novo Ensino Médio em 2022, entende que as mudanças sempre impactam e causam estranhamento a princípio. "Estou confiante de que, com o apoio que vamos receber da escola e nosso esforço, vamos olhar para trás e perceber o quanto crescemos e nos desenvolvemos”, conclui.

Instagram

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções