'

Notícia

Jovens exercem democracia em eleição escolar
05/03/2020 17:34:47

Jovens exercem democracia em eleição escolar

As lições de cidadania, como a compreensão de direitos e deveres, e até mesmo o exercício da ética na sociedade, fazem parte dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), desde 2018, quando anunciaram uma parceria para expandir o projeto de Educação Cidadã. No Colégio das Neves, em Natal, a cidadania é exercida na prática há mais de 45 anos, quando foi fundado o Centro Cívico Estudantil Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA). Mas mesmo antes da fundação do Centro Cívico, a escola sempre contou com outros órgãos colegiados que tratavam da cidadania.

O processo de eleições é levado a sério e tem o próprio regulamento registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). A votação para a gestão 2020 será realizada nesta sexta-feira (6), em um sistema online desenvolvido especialmente para o pleito. 

O Centro Cívico funciona como um Grêmio Escolar, com a diferença de ter um processo eleitoral mais consistente. Nele, os candidatos precisam apresentar um projeto de gestão com propostas que melhoram a vida acadêmica dos alunos e de toda a comunidade escolar. A eleição geralmente é disputada entre duas chapas, que além de apresentarem propostas, fazem uma verdadeira campanha para angariar votos.
 
Para a coordenadora Ana Régis, o formato do CCE-MANA dá oportunidade aos alunos de serem protagonistas, pensando em propostas relevantes para o Colégio. “A escola tem esse olhar para a política estudantil e isso é importante porque revela a essência do aluno e seu compromisso com o colégio, pensando em deixar um legado no lugar em que eles passam tantos momentos de sua vida", afirma. 

A campanha iniciou na segunda-feira (2) e segue até o dia da votação. Na programação das chapas, são inclusos os momentos de campanha no intervalo das aulas, e um grande debate, que ocorre na quinta (5). A eleição acontece em seções instaladas nos prédios da escola e é totalmente eletrônica. A apuração e resultado saem no mesmo dia. A desposse da gestão atual e posse da chapa eleita acontecem no dia 24 de março, no auditório do Colégio das Neves. 

O aluno Pedro Otávio é candidato à presidência do Centro Cívico pela chapa Afinco. Para ele, participar de uma organização estudantil é poder mostrar na prática a capacidade dos jovens na construção da sociedade. “Esse processo enaltece o protagonismo juvenil, nos incentiva a querer construir um bom plano para o ambiente em que vivemos e a fazer isso também no futuro”, explica.

Maria Luíza está do outro lado da disputa e é candidata a presidente do CCE pela chapa Lumos. Segundo ela, as eleições são importantes para formar os alunos como cidadãos. "Em momentos como esse a gente percebe a importância de um voto, da eleição, afinal, aqui se formam muito mais que alunos, mas pessoas cidadãs e conscientes com o seu papel social", conta. 

Apesar da rivalidade, os estudantes que compõem as duas chapas têm em comum o propósito de fazer algo significativo pelos alunos e pela instituição. Assim, aprendem boas lições exercendo a democracia escolar. 

De acordo com a Irmã Marli Araújo, diretora da escola, o processo eleitoral tem esse papel há muito tempo. "Há mais de 40 anos o colégio tem em mente que o Centro Cívico é uma oportunidade de despertar o senso de liderança dos alunos, o sentimento de coletividade floresce e uma disputa saudável e autônoma acontece. Também é uma oportunidade de fortalecer neles a cidadania e o cumprimento de regras", explica a gestora. 

Instagram

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções