Estudantes exercem cidadania em eleição escolar com urnas do TRE
02/03/2023 08:08:00

Estudantes exercem cidadania em eleição escolar com urnas do TRE

Prática ensina aos estudantes a votarem com consciência e responsabilidade

Uma das principais funções da instituição escolar é ensinar para as crianças e adolescentes o papel do cidadão no cotidiano e no futuro. Pensando nisso, o Colégio das Neves, em Natal/RN, organiza, há mais de 40 anos, a campanha eleitoral para o Centro Cívico Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), o tradicional grêmio estudantil. Este ano, três chapas concorrem na votação, que acontece nesta sexta-feira (3): Libertas, Meraki e Triunfo.

O processo eleitoral do CCE-MANA é semelhante a uma eleição oficial. Os estudantes montam suas chapas, organizam as propostas, apresentam para a comissão eleitoral na Sabatina, fazem campanha, durante os intervalos escolar, nas redes sociais e na TV Neves, participam do debate e convidam os estudantes a votarem, onde acontece a apuração em tempo real. Após a eleição, decretado o vencedor, acontece a cerimônia de posse.

Um dos principais diferenciais da eleição no Neves é a utilização das Urnas Eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desde o ano de 1995, sendo a primeira escola particular a utilizá-las. Então, além de toda a experiência e envolvimento com a campanha, os estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, têm a oportunidade de votar, digitando o número, conferindo a foto do candidato na urna eletrônica e confirmando a escolha.