Estudante Neves participa de seletiva para Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica na Polônia
20/02/2023 11:51:07

Depois de conquistar medalhas de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), o potiguar Marco Antônio Leal Oliveira de Paiva, de 15 anos, se lança em um novo desafio que pode o fazer aterrissar representando o Brasil em Chorzów, na Polônia.

Apaixonado pelo processo de criação e lançamento de foguetes desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, o jovem lançou seus primeiros protótipos antes mesmo de saber mais sobre a parte teórica dos foguetes. “Eu comecei a me interessar mais ainda por essa área quando descobri a Física pela primeira vez, no sexto ano”, conta Marco.

No mundo competitivo, a caminhada do estudante começou espontaneamente, quando Marco reuniu um grupo de amigos a fim de treinar a construção de foguetes no período livre entre as aulas para competir na OBA. O esforço rendeu resultado e medalhas para os três, que passaram a ser tutorados pelo professor de física do Colégio Nossa Senhora das Neves, Antenor Araújo.

Em dezembro do ano passado, o grupo se destacou entre os 200 competidores da fase nacional, que aconteceu no Rio de Janeiro. A conquista do ouro nesta competição garantiu aos alunos um convite para participarem da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA).

Selecionados em um grupo com mais cinco mil estudantes, os potiguares passaram por diversas fases eliminatórias nos últimos meses. Nesse processo, os colegas de time de Marco acabaram sendo eliminados, mas o aluno seguiu firme sendo destaque nas provas, e atualmente está no top 200 de classificados.

Sobre a experiência do processo seletivo, o estudante explica que precisa reorganizar a rotina. “Tenho que estudar muito, minhas férias foram basicamente estudar mesmo viajando. É uma preparação bem pesada, mas estou confiante e me preparando muito, e se não der certo nesse ano, no próximo vou chegar com tudo para conseguir passar nas provas”.

Na etapa atual, Marco foi convidado para ir até a Barra do Piraí, no Rio Grande do Norte. No local, ele terá acesso a aulas práticas e teóricas para aprofundar os conhecimentos na física e na criação de foguetes. No fim da experiência, os 40 melhores alunos serão convidados para ir até Vinhedos, em São Paulo, para aprofundar os conhecimentos e finalmente definir os cinco finalistas que irão representar o Brasil na Polônia.

Com a volta das aulas, o estudante agora conta com o auxílio do professor de física Antenor e da equipe do Colégio Nossa Senhora das Neves para não precisar se preparar sozinho. “É difícil estudar para as seletivas porque os assuntos não são algo que estudamos em sala de aula. Contei com a ajuda de livros, videoaulas e agora vou poder tirar minhas dúvidas com o professor Antenor na escola”, conclui.