Escola de Natal reinaugura espaço histórico de incentivo à leitura
19/05/2021 09:13:21

Escola de Natal reinaugura espaço histórico de incentivo à leitura

Chamado “A Livraria”, o espaço incentiva crianças a desenvolverem o hábito da leitura e entrarem no mundo da imaginação

Em meio ao mundo digital e ainda ditado pelo distanciamento social, o livro físico está disputando a atenção com as edições digitais ou outros formatos de conteúdo. Ter um espaço que possibilita às crianças a convivência com a leitura, desde a primeira infância, estimula o desenvolvimento social e intelectual. Os livros constroem identidade, formam valores e ensinam grandes lições de vida, tudo de forma lúdica e dinâmica, proporcionando uma nova forma de enxergar o mundo.

É papel das instituições de ensino incentivar o hábito da leitura desde cedo, disponibilizando bibliotecas, organizando desafios e trabalhando em sala de aula. O Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, desde sempre desenvolve o gosto pela leitura com os seus estudantes. A partir de agora, muitas dessas atividades passarão a acontecer em seu novo espaço, chamado “A Livraria”, reinaugurado nesta terça-feira (27).

O espaço, que foi inicialmente criado em 1987, propõe oferecer aos estudantes o contato com o maior número de títulos possível, criando um universo em que os leitores podem circular livremente. Sua grande ideia é formar crianças leitoras, disponibilizando uma variedade de formatos que estimulam, despertam e incentivam a curiosidade delas, enquanto seu propósito é expandir o acesso à leitura e encorajar as reflexões.

“É importante que existam espaços como este nas escolas porque criam momentos lúdicos, incentivam a leitura das crianças e proporcionam uma troca de conhecimento por meio de conversas entre as turmas”, comenta a bibliotecária Taise Albuquerque.

O formato do espaço foi projetado pensando no lúdico, com elementos coloridos, iluminação, conforto e com muitos títulos disponíveis, de forma que desperte o desejo da leitura nas crianças e elas se sintam atraídas a parar para ler. “O gosto por ler se dá pelas experiências e pelas trocas construídas nos primeiros contatos com os livros. É possível que estando em um ambiente que tem aromas, texturas e cores, a criança sinta mais prazer em ler, criando um hábito”, comenta a professora Ana Regis.

A criação d'A Livraria permite que as crianças mergulhem no mar de palavras e histórias, na grande atmosfera de leitura e leitores, que circulem em um espaço de inúmeros títulos e descubram o prazer que é conhecer novos mundos através dos livros.