Ensino híbrido: entenda o que é e como funciona
16/10/2020 07:56:35

Ensino híbrido: entenda o que é e como funciona

Desde o dia 21 de setembro, o Colégio das Neves atua na retomada gradual das aulas presenciais. Desde então, os professores e orientadores estão trabalhando com o ensino híbrido. Mas, o que é e como funciona esta modalidade de ensino?

A palavra híbrido pode causar estranheza em um primeiro momento, mas quando entramos no campo da educação, podemos analisar que em várias práticas do dia a dia, aqui no Neves, este ensino já era aplicado. O Ensino Híbrido é a junção do ensino presencial e o ensino on-line, duas modalidades que se complementam. Ou seja, o aluno aprende em parte por meio do ensino on-line, seja através das aulas ou atividades, e em parte por meio do ensino presencial.

Com a pandemia, esta modalidade de ensino começou a ser ampliada, com o acréscimo de novas ferramentas e estratégias, que facilite o ensino dos alunos. Essa ampliação acontece da Educação Infantil ao Ensino Médio. "As crianças estão conseguindo se adaptar a essa realidade e nós temos planejado contextos de aprendizagem que as crianças usem. Por exemplo, com relação à leitura em família. Propomos uma atividade em que a criança iria fazer uma vídeo chamada, com alguém de sua família, e iria comentar sobre a leitura que ele realizou, sobre o livro, o autor, e é uma atividade que fizemos que foi muito interessante", comenta a coordenadora da Educação Infantil, Eufrásia Medeiros.

Outro exemplo da prática do Ensino Híbrido, já existente antes da pandemia, é o material didático fornecido pela Plataforma SAS. Para sair do estático, ir além das fronteiras dos livros, o SAS oferece uma possibilidade grande de ferramentas do aprendizado dentro da sua plataforma, como vídeos, tarefas on-line, o Eureka, entre outros recursos.

Para compreender melhor e tirar suas dúvidas sobre como o Neves está aplicando o Ensino Híbrido nas aulas, assista à live do Aprendizado não pode parar, clicando aqui.