Em ano de eleição majoritária, estudantes exercem democracia em eleição escolar com urnas do TRE
09/03/2022 12:15:55

Prática ensina aos estudantes a votarem com consciência e seriedade

Uma das principais funções da instituição escolar é ensinar para as crianças e adolescentes o papel do cidadão no cotidiano e no futuro. Pensando nisso, o Colégio das Neves, em Natal/RN, organiza, há mais de 40 anos, a campanha eleitoral para o Centro Cívico Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), o tradicional grêmio estudantil. Este ano concorrem a chapa Estima, que tem como presidente Fernanda Amorim e vice-presidente Yasmim Araújo, e a chapa Minerva, com Luís Marinho como presidente e Gabriel Queiroz como vice-presidente.

De forma especial, este ano o debate eleitoral contará com a presença da juíza Ticiana Maria Delgado Nobre, diretora da Escola Judiciária Eleitoral (TRE/RN). Para a magistrada, o momento promove a conscientização da importância e seriedade de uma eleição aos adolescentes, de forma prática e eficaz. "Fomentar a educação cidadã a partir da conscientização do jovem eleitor sobre a importância e o valor de sua participação no processo eleitoral é o grande contributo dessa experiência", afirma.

Ticiana é ex-aluna do Colégio das Neves e acredita que vivenciar momentos como este na formação escolar foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. "Tenho uma especial gratidão por ter a oportunidade de retribuir, com o meu trabalho, um pouco do tamanho aprendizado que essa escola agregou à minha formação pessoal e profissional, ao longo da minha vida estudantil", conclui.

A eleição escolar torna-se ainda mais importante em 2022, por ser o ano de eleições majoritárias em todo o País. O processo eleitoral do CCE-MANA é semelhante a uma eleição oficial. Os estudantes montam suas chapas, organizam as propostas, apresentam para a comissão eleitoral na Sabatina, fazem campanha, de 7 a 9 de março, durante os intervalos escolar, nas redes sociais e na TV Neves, participam do debate, dia 10 de março, e convidam os estudantes a votarem, na sexta-feira (11), onde acontece a apuração em tempo real. Após a eleição, decretado o vencedor, acontece a cerimônia de posse, que está marcada para o dia 25 de março.

O momento é de compromisso e seriedade. A presidente da chapa Estima, Fernanda Amorim, conta que a união da chapa é muito importante, sendo não apenas ela, mas 16 membros pensando e planejando juntos. "É com esse apreço estampado no peito que confiamos uns nos outros, pois, sabemos que com garra, êxito, audácia, afinco e estima chegaremos ao ápice e formaremos uma grande liga ativa, representando o aluno neves", afirma.

Luís Marinho, presidente da chapa Minerva, contou que o CCE-MANA é extremamente importante na vida escolar para o desenvolvimento do protagonismo juvenil de cada aluno, ainda mais nesta gestão em que o Colégio das Neves completa 90 anos de fundação. "Nesse ano jubilar, aumenta ainda mais a responsabilidade e a magnitude de um grupo unido, inovador, com propostas que engloba todos os âmbitos da escola e as atribuições de uma família comprometida a trabalhar pelo colégio", expressa o estudante sobre sua chapa.

Um dos principais diferenciais da eleição no Neves é a utilização das Urnas Eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), desde o ano de 1995, sendo a primeira escola particular a utilizá-las. Então, além de toda a experiência e envolvimento com a campanha, os estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, têm a oportunidade de votar, digitando o número, conferindo a foto do candidato na urna eletrônica e confirmando a escolha.