Eleições CCE-MANA 2021: Conheça as Chapas Alpha e Domus e suas Presidentes
04/03/2021 08:46:41

Eleições CCE-MANA 2021: Conheça as Chapas Alpha e Domus e suas Presidentes

Mayla Cotrim, estudante do 9º ano, é a presidente da chapa Alpha e Fernanda Amorim, da 1ª série do Ensino Médio, preside a chapa Domus. Além de estarem concorrendo na eleição para o CCE-MANA 2021, ambas têm em comum o fato de que estão há oito anos em nossa escola. A personalidade focada, determinada e forte também é algo semelhante entre as duas. Este é o primeiro contato de Mayla com o Centro Cívico, enquanto Fernanda participou da gestão de 2020 como Diretora de Ação Social.

O processo de formação das chapas não foi fácil devido à pandemia da Covid-19: foi um curto período de tempo para encontrar os participantes, montar as propostas e toda a campanha a tempo. Mayla considera a Chapa Alpha muito determinada por tudo o que já passaram juntos, e para Fernanda, isso mostrou o tanto de garra que a Chapa Domus tem.

Um ponto fundamental na formação das chapas é a organização das propostas. Geralmente, são baseadas no que os componentes acham que falta na Escola e buscam atender as necessidades dos estudantes. Uma das principais propostas da Chapa Domus é a Reunião da ONU, nesta simulação os estudantes que se inscreverem para participar irão representar determinados países por meio de sorteio, e debater em grupo assuntos da atualidade. “Esse tipo de simulação já ocorre em diversas escolas e é uma forma de desenvolver o caráter crítico e argumentativo de forma interativa e divertida, fazendo com que o estudante se interesse em entender e conhecer assuntos relacionados a política e economia”, explica Fernanda.

Já a proposta destaque da Chapa Alpha é voltada para a sustentabilidade. Ela visa implementar estações de coleta de pilhas e baterias na Escola para recolher mensalmente e levar para a central de descarte. “Pensamos nisso porque sabemos que é muito complicado achar lixos específicos desses materiais em áreas comuns e o mal que eles podem fazer as pessoas e ao meio ambiente”, comenta Mayla.

A Chapa Alpha acredita que é fortalecida por contar com 12 personalidades diferentes, que são muito mais que uma chapa, já são uma família. A Chapa Domus crê que eles se encontraram e se formaram por um motivo maior e que possuem muita garra para vencer os desafios.

“Por mais que esteja tudo difícil, eu consigo ver um futuro nessa gestão. Faremos o nosso melhor, dia após dia, pensando sempre no estudante Neves”, finaliza Mayla.

“Eu acredito muito no potencial de toda a Chapa, apesar de estar sendo um ano difícil. Nosso trabalho no Colégio das Neves irá beneficiar principalmente o estudante”, conclui Fernanda.