Desigualdade social entra em discussão nas aulas de língua portuguesa
24/07/2020 14:29:27

Desigualdade social entra em discussão nas aulas de língua portuguesa

Não há dúvidas de que a educação é uma ferramenta que gera cidadania e forma as crianças e os adolescentes para a vida adulta em sociedade. Além dos assuntos referentes às disciplinas em si, a discussão sobre temas importantes do cotidiano faz parte das aulas dos alunos do Neves. Atualmente, nas turmas do 8º ano, o tema em discussão é a desigualdade.

Adriana Silva, professora de língua portuguesa e produção de texto, preparou aulas interativas para as turmas, baseadas nas atividades propostas nos livros didáticos. Com o tema central _"É hora de pensar em mudança"_, a intenção das aulas foi de proporcionar um debate, com a assistente social do Neves, Isabelle Pereira, sobre o que é, quais os tipos e as causas e consequências da desigualdade que existe no Brasil. "Foi um debate muito rico, de qualquer ponto de vista que você olhar. Os alunos se aprofundaram, eles realmente se prepararam, e fizeram perguntas que de fato ajudaram a ampliar o conhecimento", afirma a professora sobre a participação dos alunos.

Para poderem realizar o debate com a assistente social, foram formados grupos de debatedores em cada turma, com alunos voluntários. Lavínia Carla, aluna do 8° ano D, foi uma dessas debatedoras, e, para ela, ter acesso a discussões sobre desigualdade tem sido muito importante. “Tendo conhecimento sobre esse assunto, podemos querer mudar, minimizar e até acabar com a desigualdade que afeta várias famílias", disse.

Outro aluno participante foi Cauan Rodrigues, do 8° ano B. Ele achou o debate muito rico em informações para os alunos e, para ele, mais atividades assim poderiam ser propostas. "Na minha opinião, como aluno e participante desse debate, seria muito interessante que acontecessem mais dinâmicas, discussões, mesas redondas, debates ou até lives para realizar atividades como essa", acrescentou.