Debate estudantil recebe a presença da Diretora da Escola Judiciária Eleitoral (TRE/RN), Ticiana Nobre
11/03/2022 12:14:32

Evento aconteceu nesta quinta-feira (10), no ginásio do Colégio das Neves

"Democracia é cuidar do outro, é se colocar no lugar do próximo e servir aos interesses de todos, para o bem comum", disse a juíza eleitoral Ticiana Maria Delgado Nobre, diretora da Escola Judiciária Eleitoral (TRE/RN), na abertura do debate entre as chapas que concorrem à eleição do Centro Cívico Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), o grêmio estudantil do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal.

A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (10) e marcou a última etapa para as eleições do grêmio estudantil do Colégio. Para a magistrada, o momento promove a conscientização da importância e seriedade de uma eleição aos adolescentes. "Fomentar a educação cidadã a partir da conscientização do jovem eleitor sobre a importância e o valor de sua participação no processo eleitoral é o grande contributo dessa experiência", afirma.

Em um discurso emocionante, Ticiana fala aos estudantes sobre como a cidadania está fortemente ligada a uma eleição. Por isso, segundo a juíza, o jovem eleitor, desde cedo, deve analisar bem as propostas e votar na chapa que representa os seus desejos de melhorias. Às chapas que disputam a nova gestão, ela afirma a importância do debate e da representação de um grupo tão importante que é a classe estudantil.

Ticiana é ex-aluna do Colégio das Neves e acredita que vivenciar momentos como este na formação escolar foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. "Tenho uma especial gratidão por ter a oportunidade de retribuir, com o meu trabalho, um pouco do tamanho aprendizado que essa escola agregou à minha formação pessoal e profissional, ao longo da minha vida estudantil", conclui.

Na ocasião, também esteve presente o chefe de gabinete do TRE/RN, Solon Rodrigues de Almeida Netto. Ele é o responsável pelas eleições do Neves, pois o colégio tem uma parceria com a instituição eleitoral, que cede as urnas eletrônicas para serem usadas na votação do grêmio estudantil. Essa eleição direta por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE/RN, ocorre desde o ano de 1995, o que torna o Neves a primeira escola particular a promover este tipo de votação.

Então, além de toda a experiência e envolvimento com a campanha e debate, os estudantes, do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, têm a oportunidade de votar, digitando o número, conferindo a foto do candidato na urna eletrônica e confirmando a escolha.