Colégio das Neves recebe Festival Potiguar de Xadrez
13/03/2020 10:26:41

Colégio das Neves recebe Festival Potiguar de Xadrez

O Colégio Nossa Senhora das Neves sedia neste sábado (14) e domingo (15) o Festival Potiguar de Categorias Menores de Xadrez 2020. O evento reunirá crianças e jovens para disputar entre as categorias Sub6, 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20, e os campeões terão a oportunidade de representar oficialmente o Rio Grande do Norte nos Campeonatos Brasileiros de cada categoria.

Diretora do evento e professora de Xadrez do Neves, Maice Macedo afirma que é uma grande incentivadora desta modalidade, que vai muito além de um jogo. "Para os estudantes, é importante a vivência de um evento oficial e com a possibilidade de, a partir do evento, representar a escola e o estado nacionalmente", destaca.

Este ano, vários alunos Neves estão empenhados para participar do Festival. É o caso de Davi Oliveira e Talita Aragão, do 3º ano B, que irão participar pela segunda vez. Apesar do nervosismo, estão animados para a competição. "A gente participa da escolinha e quando meu pai pode a gente joga umas partidas", afirma Talita sobre como está se preparando.

Cecília Macedo, aluna do 7º ano B, também irá competir novamente no Festival de Menores. Desde a infância foi inserida no xadrez e está na expectativa para participar. "Acho que vai ser um bom aprendizado e vou tentar conseguir mais experiência", afirma. Para a enxadrista, praticar o xadrez ajuda na concentração e no desempenho em outras disciplinas, como em matemática.

O Neves é referência no Xadrez no estado e vem anualmente apresentando grandes resultados. Em 2019 foi uma das escolas que mais conseguiu títulos e premiações, em nível estadual. A aluna Isabele Soares é um exemplo de determinação na modalidade. No ano passado, após vencer a etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude do Rio Grande do Norte (Juverns), representou o RN nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), o maior evento escolar nacional de Xadrez, ficando entre as 10 melhores enxadristas do Brasil, na sua faixa etária.