Iniciativa abraça causa da campanha do Setembro Amarelo com palestra, momento de escuta e apresentações artísticas.
Durante o mês de setembro, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, está com uma programação repleta de atividades em alusão ao Setembro Amarelo. O projeto "Mais amor pela vida" busca desenvolver ações com o objetivo de refletir com toda a comunidade escolar sobre a temática.
A psicóloga Nadja Waleska, que atua junto às turmas do Ensino Fundamental, pontua que diante da complexidade da temática, o projeto busca promover um ambiente saudável incentivando a prática do amor, a valorização da vida e a autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais.
“Já realizamos outras ações ao longo do ano sobre esse tema, mas concentramos ações mais específicas agora em setembro, que ressaltam o bem-estar, a saúde mental e a interação sadia”, salienta Nadja.
Durante todo o mês, a comunidade escolar terá oficinas de autocuidado que incluem meditação, massagem, rodas de conversa e correio do cuidado.
Na segunda semana, está programada a ação Tenda da Vida, que acontece nos espaços externos da escola. A ideia é que os alunos interajam com o espaço, deixando mensagens de encorajamento para quem também passar pelo lugar, ao mesmo tempo em que também será um espaço de escuta, caso precisem procurar os serviços de Psicologia do Colégio.
Na semana seguinte, a ação será em parceria com o Serviço de Educação Física, intitulado Dança da Vida. A ação acontecerá no intervalo com apresentação de flashmob ensaiado pelos alunos nas aulas de Educação Física, e busca promover a expressão corporal intercalada com um momento de fala voltada para a valorização da vida.
Fechando a programação, será realizada uma palestra direcionada aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com a psicóloga convidada, Tatiana Amaral, que falará sobre expressões dos sentimentos.
Trabalho contínuo
O Colégio Nossa Senhora das Neves valoriza o bem-estar físico e mental dos seus estudantes e, durante todo o ano, disponibiliza acompanhamento psicológico, principalmente na questão pedagógica, mas não se restringindo apenas a essa função, viabilizando projetos como esse evidenciam a importância de manter um ambiente escolar saudável.