COLÉGIO DAS NEVES INTENSIFICA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES NA SEMANA QUE ANTECEDE O ENEM
21/01/2020 15:46:23

Nos próximos dias 3 e 10 de novembro, estudantes de todo o país irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No Colégio das Neves, os alunos do Pré se preparam desde o início do ano para encarar os dois dias de prova. Nas semanas que antecedem o exame, a escola organiza uma programação especial.

Entre os dias 25 de outubro e 8 de novembro, os alunos passam por uma maratona de revisão de conteúdo. São abordados todos os grupos de conhecimento que compõem a prova: Linguagens e códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Além disso, atividades como o momento da espiritualidade e o circuito de MPB também são bastante aguardadas pelos alunos.

Segundo a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Cristina Freitas, essa etapa é essencial para chegar com mais confiança na prova. “É o momento de retomarem todas as lacunas que eles têm e precisam sanar. Então a revisão ajuda a compreender o que precisa melhorar, e focar nisso nesses últimos dias”, explica.

Espiritualidade

A Espiritualidade é uma das últimas ações que a escola realiza junto com os alunos antes da prova do ENEM. Organizada pelo Serviço de Ensino Religioso (SER), ela tem o propósito de conectar a parte intelectual, psíquica e espiritual, que estruturam o ser humano. Para o Pe. Jarbas, é o momento ápice na preparação dos alunos. “É uma ocasião muito importante, onde potencializamos tudo aquilo que foi trabalhado durante o ano. É como lembrar a eles de que fizeram um percurso que os capacita a estarem prontos”, ressalta.

Adoração, reflexão e benção das canetas e camisetas que eles usarão no dia da prova fazem parte da programação da espiritualidade. O Colégio das Neves realiza uma preparação espiritual progressiva, que vai do início ao fim do ano.

MPB Neves

O festival artístico MPB Neves é uma culminância cultural que propõe aos alunos do Pré a expressão de temáticas e fatos históricos através da arte. Seja com música, pinturas, poesias e encenações, a ideia é que os grupos criem suas próprias obras e imprimam o conhecimento que agregaram sobre cada temática. Para a psicóloga Sheila Salustino, uma das organizadoras da ação, é uma oportunidade de aprender mais. "Eles constroem esse trabalho de forma muito autônoma. Nós sempre nos surpreendemos com a maneira em que os assuntos são apresentados. É sempre muito bonito", afirma.

Programação Semana Pré ENEM

- Revisão Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Redação

25/10 - Inglês, Espanhol, História e Arte.
28/10 - Geografia, Literatura e Redação
29/10 - Literatura, Geografia, História