COLÉGIO DAS NEVES EXPANDE PROGRAMA BILÍNGUE PARA TODO O ENSINO FUNDAMENTAL
21/01/2020 15:49:56

COLÉGIO DAS NEVES EXPANDE PROGRAMA BILÍNGUE PARA TODO O ENSINO FUNDAMENTAL

Resultados positivos e desenvolvimento na aprendizagem. A parceria que já dura quatro anos com a International School tem rendido bons frutos. Pensando nisso, o Colégio das Neves decidiu ampliar o programa bilíngue para todos os alunos do Ensino Fundamental. A mudança entra em vigor a partir do ano letivo de 2020.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Ester Yglesias, a ampliação era muito esperada. “É importante que todos os nossos alunos tenham a vivência com o programa. O modelo de ensino é interdisciplinar e faz com que eles relacionem a aprendizagem da língua com outras ciências. Além disso, todas as aulas são ministradas em inglês e eles conseguem compreender e se comunicar”, destaca.

Além da vivência da gramática, os alunos são estimulados a exercitar o inglês por meio de conversação, gamificação e atividades culturais e lúdicas, que facilitam a assimilação dos conteúdos de forma natural. Segundo a coordenadora do Bilíngue, Thaisa Holanda, os resultados têm refletido no desenvolvimento efetivo dos alunos. “Eles passam a viver o inglês na realidade deles e em tudo que percebem. Então, estender o programa bilíngue na escola vai ampliar a visão de mundo dessas crianças. Para mim, é uma ampliação de horizontes”, acentua.

Alice Azevedo e Larissa Maria são alunas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, respectivamente, e participam do programa bilíngue há alguns anos. A metodologia de usar recursos como filmes e atividades culturais é um ponto positivo para elas. “Além dos conteúdos, nós aprendemos sobre o mundo, outras culturas, tudo isso em inglês, e é muito bom”, explica Larissa. Dentre as atividades culturais, Alice destaca o Speeling Bee, um evento de soletração em inglês que costuma movimentar bastante a participação dos alunos. “É uma forma mais dinâmica de ampliar o vocabulário. Além disso, a gente se diverte com a descoberta de novas palavras e com o desafio do jogo. É muito legal!”

Aprovação dos pais

Walter José e Alessandra Fernandes, pais da Larissa, afirmam que o resultado tem sido muito positivo. “Ela vê o inglês de maneira bem natural e já se comunica muito bem. Canta, vê filmes sem legenda e lê, ou seja, basicamente ela incorporou o inglês na rotina”, explica Walter. Já Alessandra revela que Larissa chegou até a passar pelo teste da conversação com nativos. “Ela precisou viajar para os Estados Unidos para visitar uma tia e lá conseguiu se comunicar muito bem”.

Outra característica que é destacada pelos pais é a qualidade da equipe de professores. Para Ana Karina, mãe de Alice do 6º ano, esse tem sido mais um diferencial. “A gente sabe que é um desafio a mais ensinar inglês para crianças e adolescentes, mas aí eles utilizam métodos que vão além do que o próprio programa sugere. Isso acaba sendo muito estimulador para eles”, afirma.

Encontro com a Família

Para detalhar todas as informações sobre a ampliação do programa e novidades para 2020, no próximo dia 5 de novembro, às 18h, um representante da International School se reunirá com os pais no auditório do Colégio. A presença de todos é essencial para construir mais um ano produtivo. Participe!