Colégio das Neves desenvolve projeto Amigo Anjo para acolhimento de alunos novatos no início do ano letivo
02/02/2023 13:00:00

Ação auxilia no processo de adaptação de novatos e estimula desenvolvimento de habilidades socioemocionais

O começo do ano letivo pode não ser o momento mais fácil para os alunos novatos: chegar em um lugar novo e desconhecido como uma nova escola com novas regras, novos espaços e colegas de sala é sempre um desafio. Pensando nisso, a equipe pedagógica junto ao setor de Psicologia do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, promove ações de acolhimento nesse período, e uma dessas iniciativas é o projeto Amigo Anjo, que visa facilitar a vivência desses alunos no novo ambiente escolar.

No Amigo Anjo, as crianças veteranas, de forma voluntária, se dispõem a acompanhar o novo colega nos primeiros dias de escola, apresentando os espaços do colégio, e também os aproximando dos demais colegas.

De acordo com a psicóloga do Ensino Fundamental do Neves, Nadja Waleska, a intenção é fazer com que essas crianças se sintam incluídas e observadas, vistas. "Nosso projeto de acolhimento desse ano ainda está nas primeiras ações, mas o Amigo Anjo é uma vivência que já estamos colocando em prática. Vamos em cada sala e identificamos as crianças novatas, nos apresentamos enquanto equipe e também para a turma para explicar a dinâmica da ação", explica Nadja.

"A participação dos veteranos é totalmente voluntária, mas conseguimos uma alta demanda de crianças veteranas desejando ser Amigo Anjo e com isso faremos rodízio, dando a possibilidade de outras crianças vivenciarem esse momento”, complementa Nadja.

Um desses voluntários é a estudante do 2º ano, Sofia Giffoni, que “adotou” a novata Gabriela Vieira. Para Sofia, a vivência não poderia ser melhor. “Amigo Anjo é um anjo que guarda a pessoa, ensina novas coisas, dá novos amigos, faz a adaptação do novo amigo na escola, e cuida muito bem. Gostei muito e me senti muito importante”, enfatiza Sofia.

Para Gabriela, a experiência de ter alguém ajudando a se localizar e mostrar os espaços de convivência foi muito importante, fazendo com que já se sentisse em casa. “Gostei das áreas de lazer, conheci os parquinhos, e foi muito legal ter amigos anjos, pois todos me ajudaram na escola de alguma forma”, complementa.

Com o sucesso da ação, a ideia é intensificar ao longo do ano a inserção dos estudantes e de suas famílias na comunidade escolar, estabelecendo vínculos saudáveis e duradouros por meio de doação, cooperação, atenção e outros valores necessários à convivência.