Setembro Amarelo: Escola de Natal promove ações sobre importância da saúde mental
13/09/2023 16:36:21

Setembro Amarelo é considerado o mês da campanha de conscientização da prevenção ao suicídio. Abordando essa temática, a equipe de Psicologia e Orientação Educacional do Colégio Nossa Senhora das Neves, escola tradicional da capital potiguar, preparou um projeto intitulado: “Mais amor pela vida”.
O projeto busca promover um ambiente saudável incentivando a prática do amor, a valorização da vida, o respeito e a autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais do nosso tempo, visando fortalecer os processos de ensino-aprendizagem.
No “Mais amor pela Vida” diversas ações de cuidado com a saúde mental estão sendo desenvolvidas para os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, como também para os colaboradores da instituição de ensino. Entre elas, o envio de mensagens anônimas, rodas de conversas, construção de uma grande árvore de mensagens e outras dinâmicas.
Segundo a psicóloga Nadja Waleska, essas ações são importantes pois estimulam as pessoas a falarem sobre suas emoções. Algo que, segundo a profissional, deve ser rotineiro, principalmente na vida dos estudantes, que estão descobrindo tantos sentimentos nessa fase do desenvolvimento.
“Educar e criar grupos de apoio e discussões frente às emoções e vivências são algumas das ferramentas que colocamos em prática como técnica de acolhimento e escuta. A escola é um elo entre crianças, jovens e adultos auxiliando essa campanha tão importante”, destacou a psicóloga do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Nadja também evidenciou o papel da família dentro desse processo de percepção das emoções e o suporte que recebem da equipe escolar. “Pode acontecer tanto da família nos procurar para alguma orientação e fazermos o encaminhamento profissional, como também podemos identificar situações de risco a partir do comportamento da criança e do jovem na escola. Às vezes a família não tem conhecimento dos sentimentos daquele jovem e é o professor que detecta em sala de aula, encaminha para o Serviço de Psicologia e nós convocamos a família para estabelecer o diálogo e condutas”.
Apesar de ter sido lançado no mês de Setembro, o “Mais amor pela Vida” é um projeto permanente na escola. “A construção de redes de apoio faz parte desse processo de descoberta, escuta e acolhimento. É de extrema importância que os estudantes se sintam confortáveis, para assim iniciar a prática de falar sobre os sentimentos – sabemos que não é uma tarefa fácil – e por isso, precisa ser trabalhado com o tempo”, pontuou Renata Brito, psicóloga do Ensino Fundamental Anos Finais.

CAPACITAÇÃO PIONEIRA

O Colégio das Neves realizou neste ano de forma pioneira uma capacitação sobre o cuidado à autolesão sem intenção suicida e aos comportamentos de risco para o suicídio no ambiente escolar, com a Psicóloga Mila Marinho, do Núcleo de Apoio Apego e Perdas. A partir dessa capacitação foi criada uma equipe para gestão de crise, gerenciando todas as problemáticas comuns às crianças e jovens da instituição de ensino.