'

Notícia

Semana da Pátria 2020: CCE-MANA promove reflexões sobre o Brasil e a cidadania
08/09/2020 10:26:15

Semana da Pátria 2020: CCE-MANA promove reflexões sobre o Brasil e a cidadania

Neste ano, fomos convidados a participar de uma Semana da Pátria reflexiva. O Centro Cívico Estudantil (CCE-MANA), em seu perfil no Instagram (@ccemana2020), realizou postagens diárias com reflexões relacionadas à Semana da Pátria. Com o tema geral Brasil: sob novas óticas, discussões como a história do nosso país, a cidadania e a representatividade entraram em pauta.

"Visando auxiliar no redimensionamento das visões críticas e exercendo a nossa função de proatividade, de propagar conhecimento e exercer papel representativo, surgiu a ideia de proporcionarmos por meio do Instagram, que tem sido o nosso grande aliado nesse período de isolamento social, vídeos que tragam reflexões acerca do Brasil atual, nos seus diversos segmentos, como meio ambiente, cultura, educação, saúde", conta Pedro Otávio, presidente do Centro Cívico.

Convidando estudantes e professores para partilharem as suas importantes concepções, Pedro afirma que é necessário que o povo se lembre de que vivemos em um país vasto e diverso, e que os temas explorados pelos convidados nos trazem essa percepção de que devemos lutar por nossos direitos. 

Letícia Furtado, da 2° ano do Ensino Médio, foi uma das convidadas pelo CCE para realizar uma reflexão sobre o tema: Cidadania e seu devido exercício. Para ela, "falar em cidadania consiste em falar sobre o cotidiano, as pequenas ações que cada indivíduo realiza em prol do bem comum. E nada mais justo do que abordar um tema como esse, a fim de que nós possamos, efetivamente, pensar em prol da coletividade, conhecendo nossos direitos e deveres e aplicando-os da melhor maneira no nosso dia-a-dia". Ela ressalta a importância que os estudantes têm para o presente e futuro do país, e reflete sobre a utilização, com consciência, da cidadania, para construção de uma sociedade justa.

"Que a reflexão feita no decorrer da Semana da Pátria não se restrinja somente a esse período. Que cada um de nós, independentemente da idade, passemos a conhecer e exercitar a cidadania, tendo consciência de que nossas ações afetam outras pessoas e não somente nós mesmos", acrescenta a aluna.

Todos os vídeos da Semana da Pátria 2020 estão disponíveis no perfil @ccemana2020 no Instagram. Para assistir aos vídeos e ficar por dentro dos eventos proporcionados pelo Centro Cívico, clique aqui.

Instagram

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções