Espiritualidade na educação: um diferencial na formação dos estudantes
21/01/2021 13:29:16

Espiritualidade na educação: um diferencial na formação dos estudantes

Não é apenas sobre religião e tradições religiosas. Quando falamos sobre espiritualidade na vida estudantil, exploramos todo o mundo da empatia, do conhecimento próprio e das relações pessoais. A etimologia da palavra educação, significa conduzir, instruir, ‘guiar para fora', e é nessa perspectiva que o Colégio Nossa Senhora das Neves introduz a espiritualidade na vida dos estudantes.

"Uma educação de excelência e qualidade só é possível se for integral. Para isso é preciso olhar e considerar o ser humano em suas mais diversas dimensões", explica Irmã Auclécia, coordenadora do SER. A escola católica, localizada em Natal/RN, estimula, desde os primeiros anos da vida escolar, o contato com o espiritual. Essa conexão se manifesta no zelo pelo sagrado, nos momentos de orações e no cultivo dos valores, inserido no cotidiano dos alunos.

Para Valter José e Alessandra de Araújo, pais de Larissa, do 8º ano, e Artur, ex-aluno formado em 2019, a tradição cristã transmitida pelo Neves é um complemento fundamental para as práticas que já são adotadas costumeiramente pela família. "Sempre acreditei que família e escola devem caminhar de mãos dadas na formação humana e me sinto satisfeito em encontrar no Neves uma extensão da fé cristã-católica praticada na minha casa”, detalhou Valter.

O Neves oferece aos estudantes e seus familiares algumas propostas que visam aprofundar a espiritualidade. Para os educandos, essas propostas acontecem nas oficinas de espiritualidade, onde eles têm a oportunidade de viver uma dimensão mais íntima do encontro com o Sagrado, dentro de uma perspectiva cristã. Além disso, eles também podem viver a prática dos sacramentos da Primeira Eucaristia e da Crisma.

Já os familiares são envolvidos nas diversas atividades realizadas ao longo do ano pela escola, como a Caminhada Luminosa, as tradições Juninas, as Celebrações Eucarísticas, dentre outros momentos.  "A prática fortalecedora da fé, que é tão estimulada pela escola, alcança e beneficia a rotina da nossa casa também, o que consideramos um ganho”, afirma Maria de Fátima, mãe da estudante Maria Heloisa, da 1ª série do Ensino Médio, e de Maria Eduarda e Maria Vitória, alunas Sempre Neves, concluintes do ano de 2020 e 2017, respectivamente.

Para conhecer melhor o SER, acesse o site: https://colegiodasneves.com.br/p/ser