Escola de Natal investe no Ensino Bilíngue para promover desenvolvimento social de crianças e adolescentes
17/12/2020 10:01:01

Além das habilidades linguísticas, a prática bilíngue nas escolas ajuda em diversas áreas do conhecimento e prepara os estudantes para o futuro

Atualmente, dominar outro idioma se tornou uma necessidade para o crescimento profissional das pessoas. Para acompanhar este cenário cada vez mais globalizado, a introdução de outra língua na vida estudantil está virando uma realidade em diversas escolas. Mesmo diante dos desafios que o processo de aprendizado em dois idiomas pode trazer, é possível destacar vários benefícios para as crianças durante o seu crescimento.

Primeiro, é preciso entender a diferença entre a Educação Bilíngue e a Educação do Idioma. Neste último, existe o aprendizado da disciplina, mas o idioma em si não faz parte das vivências do cotidiano do aluno, está limitada ao conteúdo apresentado durante as aulas e abrangendo apenas a própria disciplina. Já no bilinguismo, o estudante fica totalmente imerso, não apenas ao idioma e em sua gramática, mas também na cultura dos países, estimulando a curiosidade e ensinando a diversidade.

E este é o ponto chave da Educação Bilíngue nas escolas: ele oportuniza aos estudantes a possibilidade de não somente terem acesso a comunicação em outro idioma, no caso a língua inglesa, mas também de compreenderem outras culturas e consumirem informações vindas de todas as partes do mundo. A coordenadora do bilíngue no Colégio Nossa Senhora da Neves, em Natal, Thaisa Holanda, explicou que na instituição os professores trabalham com os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e em 2021 no Ensino Médio, assuntos relacionados às diversas competências e habilidades direcionadas às suas séries, mas utilizando o Inglês como meio de instrução.

"Os alunos acessam a língua de uma forma contextualizada, unindo o acadêmico e o social, enquanto tem ao alcance os diversos conteúdos que estão sendo explorados na sua série específica”, exemplifica Thaisa. O programa atualmente escolhido pelo Neves é o da International School, que existe no Brasil desde 2009 e em 2015 começou a atuar como parceira do colégio.

Ela segue a abordagem metodológica CLIL (Content and Language Integrated Learning, na sigla em inglês), que promove a aprendizagem por meio da integração entre linguagem e conteúdos, ou seja, por meio do inglês, o estudante expande o seu conhecimento de outras matérias que fazem parte do currículo escolar. Desta forma, o estudante recebe uma educação integral e conclui o ensino médio preparado para os novos desafios da modernidade.

Além disso, o método didático oferece aos estudantes várias possibilidades divertidas de aprender. Como por exemplo o Spelling Bee, um campeonato de soletração de palavras em inglês que acontece anualmente no Neves e que estimula os estudantes a aprenderem mais palavras, tanto o significado, como a pronúncia e, o principal do evento, a soletração.