Como escolher a escola do seu filho?
11/12/2020 07:40:53

Como escolher a escola do seu filho?

Com a chegada do fim de ano, muitas famílias entram na fase da busca por escola para seus filhos; confira orientações de como fazer essa escolha

Escolher ou mudar de escola são processos que exigem dedicação e paciência, afinal, esse será o lugar de desenvolvimento do seu filho ao longo de vários anos. O que desejo para a educação dele? Qual o material ofertado e quais são os diferenciais que procuro na escola? E em relação à mensalidade e à mobilidade, quais os limites? Esses são alguns dos vários questionamentos que são levantados neste processo.

O primeiro passo é fazer uma lista. É essencial que se tenha em mente quais as características que você deseja que estejam presentes na formação do futuro do seu filho. Sabe as perguntas que fizemos inicialmente? É hora de idealizar e respondê-las nessa lista.

Agora vamos às pesquisas pela internet. Procure escolas de interesse, navegue pelo site da instituição e pelos seus perfis nas redes sociais. Nesta busca já é possível avaliar alguns critérios da lista e elencar algumas possibilidades. A escola é transparente em relação ao tipo de ensino ofertado e mostra o dia a dia dos estudantes? Esta é uma boa pergunta a ser analisada.

Existem mais alguns pontos que precisam ser analisados antes de tomar a decisão, como: os indícios de parceria entre a escola e a família, a proposta pedagógica adotada pela escola, referências sobre a instituição em termos de adaptações curriculares, atualização quanto às tendências futuras e projetos inovadores. Outro ponto de considerável importância hoje em dia, diz respeito ao trabalho socioemocional na vida dos estudantes. A vice-diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal/RN, Adalgiza Pereira, explica que a decisão da escolha da escola não é apenas do pais, mas também dos filhos que irão para a instituição. "Para cada ideal de família, existe um modelo de escola, e a gente escolhe as escolas para nossos filhos de acordo com os princípios que regem a nossa estrutura familiar", acrescenta.

Com o contexto da pandemia ainda em curso, as escolas estão investindo no aprimoramento de metodologias que atendam às necessidades e direitos de aprendizagem com ênfase no ensino híbrido. Ao mesmo tempo, precisam estar atentas aos direcionamentos curriculares previstos na agenda do Ministério da Educação, como o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já iniciado por muitas instituições, além do Novo Ensino Médio.

O Colégio das Neves proporciona há 88 anos uma educação que visa a integralidade no desenvolvimento e aprendizado de crianças e adolescentes, preparando-os para a vida pessoal, acadêmica e profissional, por meio de uma equipe pedagógica e corpo docente capacitados, além de uma infraestrutura de ponta. Oferece tradição, inovação e espiritualidade, propondo o exercício do protagonismo de seus estudantes. A Escola dispõe de: Berçário, que recebe bebês a partir de 4 meses; Tempo Integral, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os aspectos pedagógicos têm sido o foco das ações estratégicas na instituição, para que se possa resgatar aprendizagens, redimensionar os impactos da pandemia na vida escolar dos estudantes e oferecer oportunidades de aprendizagem de formas diversificadas e inovadoras vislumbradas pelas novas tendências educacionais. "Isso tudo sem perder de vista os valores e os pilares da educação segundo o carisma de suas fundadoras, as Filhas do Amor Divino, cujo lema incide na formação de sujeitos comprometidos com o uso responsável do conhecimento em favor da vida", afirma Adalgiza.

A escola investe na formação contínua dos profissionais de educação e demarca o seu diferencial nos critérios de acompanhamento do desempenho escolar realizado por um grupo de orientadores educacionais, bem como dos fatores socioafetivos pela equipe de psicólogos que atuam nos níveis de ensino.

O Colégio das Neves conta com um programa bilíngue através da parceria com a renomada International School, oferecendo uma proposta inovadora que permite ao aluno aprender inglês de forma contextualizada, dinâmica e interdisciplinar, por meio de metodologias ativas e recursos tecnológicos diversos. A Escola também conta com a Robótica Educacional, da Robô Ciência, como parte da matriz curricular, levando para o cotidiano dos estudantes o avanço científico e tecnológico que acontece a todo instante. Para o Ensino Fundamental e Médio, o Neves segue com a parceria da Plataforma SAS, uma das mais importantes do país, a qual oferece um material didático com conteúdo atualizado. Além dos referidos parceiros, a Instituição trabalha as habilidades socioemocionais das crianças através da Escola da Inteligência, que dissemina a importância da valorização do equilíbrio emocional e de comportamentos éticos.