Colégio das Neves bate recorde do RN e conquista ouro e prata na Mostra Brasileira de Foguetes
14/09/2023 15:14:26

O Colégio Nossa Senhora das Neves sagrou-se campeão, conquistando pelo segundo ano consecutivo o ouro e prata na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), olimpíada experimental realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. A competição envolveu mais de 70 equipes de estudantes de todo o Brasil.

Dois grupos de estudantes da Escola participaram do evento e conquistaram novos recordes de lançamento registrados pelo Rio Grande do Norte. O foguete da equipe 15, formada pelos alunos da terceira série do Ensino Médio, Albenídio Castro Neto e Talles Bentes, alcançou a distância de 229,8 metros e garantiu o primeiro lugar da competição.

Já o foguete da equipe 14, composta pelos estudantes da segunda série do Ensino Médio, Nicolas Souza, Gabriel Freitas e João Emerson Costa, alcançou a distância de 197,9 metros e conquistou o segundo lugar da Mostra. Antes o recorde do estado era de 195 metros.

Os estudantes produziram os seus próprios foguetes e foram orientados pelos professores de Física da instituição de ensino, José Arimater de Souza e Antenor Araújo, testando materiais, ajustando aerodinâmica, designer do corpo do foguete e aprofundando conhecimentos científicos, em especial da Física, para otimizar o voo do foguete.

Os estudantes comemoraram o desempenho obtido na competição. “Fiquei muito feliz com o resultado, pois foi superior a todos os nossos testes. Agradecemos à Escola por ter nos capacitado e dado todo suporte para a MOBFOG. É um marco importante no nosso currículo acadêmico e nos faz sonhar e acreditar num futuro profissional de excelência”, afirmou Thales Bentes, que deseja ingressar em engenharia Aeroespacial.

A diretora do Colégio das Neves, Irmã Marli Araújo da Silva celebrou a vitória dos alunos. “Essa conquista é o resultado do trabalho árduo, dedicação e paixão de nossos educandos, que demonstraram uma incrível habilidade e talento na área da ciência e da tecnologia. Nossa escola sempre teve o compromisso de promover a excelência acadêmica e estimular a curiosidade científica, e esta vitória é um testemunho claro desse compromisso”, destacou a diretora.

MOBFOG

O desafio da MOBFOG consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Como critério de participação os estudantes devem primeiro se inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia e apenas os que atingirem um lançamento acima de 100 metros (etapa realizada na própria escola) são classificados para a Jornada de Foguetes.

Além da competição, durante a MOBFOG foram oferecidos aos estudantes cursos de produção de foguetes, curso de combustível sólidos e motores (os mesmos propelentes usados nos foguetes profissionais, inclusive os da Agência Espacial Americana - NASA), aerodinâmica de foguetes, em contato direto com uma equipe de produção de foguetes profissionais de pequeno e médio porte.