Berçário e Tempo Integral são opções para os pais que têm rotina intensa de trabalho
18/01/2021 08:10:11

A iniciação escolar experimentada desde cedo pode trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças

Quando a licença maternidade começa a chegar ao fim ou quando o trabalho requer que os pais passem o dia fora, surge a preocupação de encontrar a melhor solução para os filhos. A principal dúvida é: deve-se deixar com algum parente ou babá em casa ou apostar em um berçário ou instituição de ensino?

Estar em dúvida nesse momento é completamente normal e a segunda opção pode gerar receio em muitos pais. Entretanto, se o local é escolhido com cuidado, isso traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. “Uma criança adequadamente estimulada tem mais capacidade de aprendizagem, mais facilidade em adaptar-se ao seu meio e de se relacionar com as outras pessoas. O estímulo é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados”, comenta a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, Eufrásia Medeiros.

Mais do que um lugar seguro, será a primeira escola dos seus filhos, então, além de contar com profissionais capacitados e treinados para ensinar os primeiros e mais importantes passos da vida deles, a instituição deve estar alinhada com os princípios que a família valoriza.

O Colégio das Neves oferece berçário e tempo integral. O berçário busca unir educação e puericultura de forma segura e agradável, garantindo um bom atendimento às necessidades individuais dos bebês a partir dos quatro meses. Oferece uma proposta com psicomotricidade, musicalização e estímulo ao meio líquido, além das atividades de rotina como banho de sol, contação de história, exploração tátil e jardim sensorial.

“Sofie foi acolhida de maneira tão afetuosa e responsável, que me passou muita segurança, ver o empenho, dedicação e profissionalismo de toda equipe é fantástico. Com relação ao desenvolvimento, é notável a sua evolução. Ver o sorriso no rosto e felicidade dela, é a certeza de que todo esse processo está valendo a pena. Posso resumir que a experiência está sendo maravilhosa, eu sabia que o Neves seria a melhor escolha e não me arrependo”, relata Daliany Silvestre, mãe de Sofie, aluna do berçário.

#Tempo Integral
O sistema de Tempo Integral permite que as famílias deixem suas crianças durante todo o dia no Colégio. No contraturno escolar, é proposta uma rotina dinâmica planejada para que sejam atendidas as necessidades cognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras dos alunos, por meio de atividades lúdicas e esportivas. O grande diferencial é que no período do recesso de julho e das férias escolares, o serviço funciona normalmente.

A alimentação é um ponto chave no momento de tomar decisões. “Tanto no berçário quanto no tempo integral, as refeições são planejadas semanalmente priorizando sempre a qualidade dos alimentos em relação às necessidades nutricionais das crianças”, explica a nutricionista do Colégio das Neves, Aline Carolina. No berçário, existem profissionais com experiência na introdução alimentar, os alimentos são escolhidos pensando no tamanho e textura corretos, proporcionando, além da nutrição, a segurança do bebê. “Nós buscamos ter um ambiente seguro, com profissionais capacitados, cardápio e atividades nutricionais elaborados com muito amor, para que as famílias sintam tranquilidade ao deixar seu bem mais precioso”, complementa.

A psicóloga Nadja Waleska Medeiros orienta com algumas dicas para auxiliar na tomada de decisão: “São crianças muito pequenas, então os pais precisam conhecer o espaço, conversar com a equipe sobre os cuidados e a rotina, para que eles se sintam seguros e passem essa segurança para os seus filhos”.

As inscrições de novos alunos para o ano letivo de 2021 no Colégio das Neves já estão abertas! Acesse o site www.colegiodasneves.com.br/matricula para conferir as informações e orientações necessárias.