Academia Neves de Leitores recebe novos membros
06/11/2020 16:18:18

Academia Neves de Leitores recebe novos membros

Na manhã da última quinta-feira (5), aconteceu a solenidade de posse do novo presidente e dos novos membros da Academia Neves de Leitores (ANL). A diretora Irmã Marli Araújo empossou o estudante Pedro Otávio como novo presidente de honra da ANL e os alunos do 5º ano, Ana Beatriz, Maria Luiza, Giovana Rodrigues e Luca Ramo, como novos membros.

A ANL surgiu por volta do ano de 1995, quando os alunos do Ensino Médio, apaixonados por literatura, reuniam-se em encontros secretos com o propósito de conversarem sobre suas leituras e cinema. Para manter o segredo, adotavam nomes de personagens de livros, pseudônimos ou até mesmo de autores de suas preferências. Eram grupos muito fechados, uma espécie de irmandade literária.

Em 2009 um dos grupos saiu do anonimato, levando a efeito sua participação no cotidiano da escola, e se apresentou como a Academia Neves de Leitores. Atualmente, a ANL é regida pela professora Ana Régis e continua contribuindo para a perpetuação do protagonismo juvenil no Colégio das Neves. “A Academia não é só a leitura de livros, é leitura de mundo, da realidade”, diz Ana.

Para Pedro, a retomada das atividades da ANL neste período é uma demonstração do trabalho consistente e importante na Escola. "Especialmente para mim, que ocupo agora o título de Presidente de Honra, é uma satisfação imensurável poder colaborar na propagação da cultura e na difusão da Literatura no contexto escolar", conclui.