SER

Nossa Proposta

O Serviço de Educação Religiosa (SER) tem como missão o desenvolvimento de ações de cunho pastoral, preocupando-se em fazer do ambiente educativo um espaço de vivência dos valores humano-cristãos, do anúncio da Boa-Nova, do amor, da justiça, da solidariedade e de relações interpessoais fraternas. Para isso conta com a assistência espiritual das Irmãs Filhas do Amor Divino, de sacerdotes e de uma equipe de profissionais qualificados em educação, que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio na prática pedagógica do ENSINO RELIGIOSO e na CATEQUESE. O Colégio oferece também aos educandos uma aprimorada formação CATEQUÉTICA para os SACRAMENTOS da 1ª EUCARISTIA e da CRISMA, bem como a participação em GRUPOS DE EVANGELIZADORES MIRINS e GRUPOS DE JOVENS (JASAC). Inspirados no carisma da Madre Francisca Lechner (Fundadora da Congregação das Filhas do Amor Divino), em sintonia com a Igreja, respondemos às necessidades do nosso tempo com a ousadia de quem constrói o Reino de Deus, porque acredita na força do Evangelho de Jesus Cristo e caminha sob a proteção de Nossa Senhora das Neves.

PASTORAL

A Missão do Serviço de Pastoral Escolar na Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora das Neves é: desenvolver um projeto de evangelização; dinamizar o processo de reflexão e ação entre os serviços; desenvolver a capacidade de discernimento e compromisso; possibilitar a experiência da dimensão mística, comprometida com a vivência da fé e o exercício da cidadania; vivenciar atitudes de respeito e o diálogo inter-religioso num clima de paz; capacitar para uma leitura da vida e da história à luz do Evangelho; celebrar momentos significativos da Escola, da Congregação, da Igreja e da Vida.

CATEQUESE

Preparação para a Primeira Eucaristia

"Sim, meus queridos, se Jesus encontrar o vosso coração preparado com dignidade, de bom grado permanecerá nele e quão intensamente podereis experimentar sua presença!"

Segundo o Diretório Geral para a Catequese: "a catequese se propõe a ajudar a todos os cristãos católicos a melhor conhecer Jesus Cristo, conhecer o seu mistério, o Reino de Deus que Ele anunciou, as promessas contidas na Sua mensagem evangélica e os caminhos que Ele traçou para todos aqueles que O querem seguir"(238). Em sintonia com a Igreja, a mística que anima e enriquece as Filhas do Amor Divino é "o espírito de fé e de zelo", na promoção do Ser em sua totalidade, buscando envolver pais, alunos, funcionários, amigos e todos aqueles que desejam comungar conosco a fé. Nosso desejo é partilhar do mesmo espírito, assumindo o ministério do anúncio de JESUS CRISTO e, juntamente com a família, criar um ambiente propício à catequese em nossa Escola. Sintonizado com a Igreja Católica Apostólica Romana, o Colégio Nossa Senhora das Neves se propõe a cumprir as tarefas fundamentais da catequese: ajudar a conhecer, celebrar, viver e contemplar o mistério de Cristo.

PREPARAÇÃO PARA O SACRAMENTO DA CRISMA

O catecumenato crismal é um espaço de tempo em que os jovens se preparam para assumir sua vocação cristã na Igreja e no mundo. O sacramento da crisma é a confirmação na fé. Nós recebemos a graça de Deus, o Espírito Santo, no batismo, que nos transforma em filhos de Deus. A vida de Deus Pai, Filho e Espírito Santo está em nós; e através da crisma recebemos a confirmação dessa vida e uma presença nova do Espírito Santo que nos dá força e coragem para vivermos nosso compromisso com Deus. Esse sacramento é ministrado quando estamos prontos para enfrentar a vida. O Espírito Santo nos dará força e ensinará a viver no amor de Deus e dos irmãos. Através da crisma, o Espírito Santo nos revela os caminhos a seguir e nos inspira em nossa missão, a fim de colaborarmos na obra da salvação de todos os homens.

O Colégio Nossa Senhora das Neves se compromete em colaborar com aqueles que desejam confirmar e aprofundar sua fé com responsabilidade, com alegria e liberdade e com o desejo de viver em um mundo mais humano, mais justo e mais fraterno, no espírito de comunhão e participação na Igreja para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e construir o mundo que Deus e nós sonhamos.

ENSINO RELIGIOSO

CONCEPÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

O Ensino Religioso integra a área das ciências humanas e suas tecnologias. "Nele se assegura o respeito à diversidade cultural e religiosa, sendo vedadas quaisquer formas de proselitismo e tendo como objeto de estudo o fenômeno religioso" ( conf. LDBEN 9.394196). A partir de uma abordagem antropológico-filosófica, a dimensão pedagógica reconhece o fenômeno religioso como decorrência de sua propriedade humana, de sua condição existencial em busca do transcendente, podendo-se dizer que o específico do religioso para o Ensino é ajudar o aluno a se posicionar e a se relacionar da melhor forma possível com as novas realidades que o cercam, primeiramente em relação aos seus limites e depois quanto às diversidades existentes e suas linguagens simbólicas.