SEF

Nossa Proposta

“A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se à faixa etária e as condições da população escolar”

LDB 9394/96, Lei 10328, Art. 1º, Parágrafo 3º de 12.12.2001

O trabalho proposto pelo Serviço de Educação Física fundamenta-se nas concepções sócio-culturais de corpo e movimento. A superação dessas concepções aponta à necessidade de que se considerem também as dimensões: cultural, social, política e afetiva, presentes no corpo vivo, isto é, no corpo dos alunos que interagem e se movimentam como sujeitos sociais.

O Serviço de Educação Física dispõe de atividades que atendem de forma adequada às necessidades dos alunos. Portanto, é tarefa do SEF introduzir e integrar o aluno nesta cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o dentro da nossa realidade, para usufruir das atividades recreativas, esportivas, rítmicas e expressivas, em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.

Dentro destes aspectos, atendendo os PCNs e visando a melhor qualificação do ensino, através da dimensão dos conteúdos (Danças, Jogos, Esportes, Lutas e Ginásticas), o SEF vem priorizar:

As atividades corporais, dentro de um clima de reconhecimento e respeito em relação às características físicas e desempenho motor de cada aluno;

As atitudes de respeito mútuo, dignidade, solidariedade e fraternidade em situações lúdicas e esportivas;

Os limites e as possibilidades do próprio corpo, de forma que haja controle autônomo das atividades corporais;

A aprendizagem do movimento conquanto possam estar ocorrendo outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras;

A valorização do desempenho esportivo de um modo geral, aceitando a disputa como elemento de competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos outros;

O desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras;

A participação em campeonatos oficiais, torneios, festivais, gincanas, excursões e atividades culturais – recreativas dentro e fora do Colégio;

Vivência das Danças folclóricas, regionais e contemporânea, compreendendo seus contextos de manifestações (carnaval, quadrilhas, etc);

Acompanhamento do desempenho escolar dos alunos / atletas, no intuito de incentivá-los para o bom desenvolvimento dos mesmos;

O direito da inclusão dos alunos, nas atividades propostas;

O caráter lúdico nas aulas.

ORGANIZAÇÃO

O SEF tem sua estrutura física constituída na parte interna do Colégio, funcionando em 3 turnos. É constituído de um coordenador, um secretário e um quadro de professores que trabalham em sintonia para o bom andamento do processo educativo.

Busca-se fortalecer os valores morais, éticos, políticos e sociais, a partir da vivência das regras que surgem como decorrência da própria necessidade de organização dentro da comunidade da qual faz parte. Tem-se como conseqüência a harmonia e a valorização do aluno pelo resgate da auto-estima.

OBJETIVOS

Estimular a inclusão e a participação dos alunos em atividades corporais sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;

Integrar os serviços mantendo a unidade e coerência no plano global do Colégio;

Desenvolver atividades de caráter recreativo, interativo, competitivo e cooperativo;

Oportunizar aos alunos desenvolverem suas potencialidades, de forma democrática;

Induzir a diferenciação quanto aos contextos amador, recreativo e profissional, reconhecendo e evitando o caráter excessivamente competitivo.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Participação em cursos, palestras, oficinas, debates e seminários que favoreçam a capacitação profissional;

Orientação permanente aos trabalhos realizados e aos professores, através de um diálogo democrático;

Controlar a freqüência e assiduidade, pontualidade e avaliando o desempenho dos alunos nas aulas da disciplina de Educação Física;

Implementar o intercâmbio sócio-desportivo com outras escolas dentro e fora do Estado;

Favorecer o relacionamento família x colégio x aluno, através de atividades extras;

Manter as ações do SEF integradas no Plano Político Pedagógico;

Assegurar uma comunicação eficaz com todos os seguimentos do Colégio e a Família, visando a harmonia do conjunto;

Favorecer o relacionamento entre Coordenação x Secretaria x Professores x Alunos x Famílias;

Acompanhar o desempenho escolar dos alunos, no intuito de incentivá-los para o bom desenvolvimento do processo;

Coordenar todas as programações e eventos relacionados ao SEF, socializando com todos os setores do Colégio e tomando as necessárias e devidas providências;

Incentivar a prática desportiva no Colégio;

Viabilizar o intercâmbio sócio-cultural e desportivo, dentro e fora do Estado.