Marca Maxmeio

Educação Infantil realiza período de adaptação para novos alunos

O prédio da Educação Infantil esteve bastante movimentado durante a manhã dos primeiros dias da semana. Eram novos pais, novos alunos e novas descobertas chegando ao Colégio das Neves. O período de adaptação aconteceu durante a última semana, nos dias 26, 27 e 28 e algumas crianças tiveram o seu primeiro contato com a sala de aula.

Para alguns, foi bem fácil. Os pais nem precisavam dar tanta atenção, pois os filhos em poucos instantes já estavam interagindo com a professora e os colegas. Outros, no entanto, mostravam ter aquele medo comum, já que não estão acostumados com a rotina e o ambiente escolar.

Segundo Nadja Waleska, psicóloga da Educação Infantil, o medo ao se chegar à escola é normal, mas deve ser tratado com cuidado por pais e professoras. “As crianças têm medo de que seus pais as deixem na escola para sempre, que não venham mais buscá-las. Além disso, elas também ficam um pouco assustadas com o novo ambiente e querem seus pais ali para 'protegê-las'”, explicou.

Nadja ainda disse que os pais precisam ajudar nesse momento e passar a confiança que o filho necessita para permanecer com a professora e a turma sem nenhum problema. “Alguns pais também demonstram medo na hora de deixar o filho na escola. Essa atitude pode prejudicar o comportamento da criança, que receberá esse sentimento. Os responsáveis precisam passar tranquilidade a eles e mostrar o quanto é bom o ambiente escolar”, afirmou.

Atividades

Entre os medos e as descobertas, as crianças foram conhecendo seus colegas e participando das brincadeiras, interrompendo estas de vez em quando para dar um abraço no pai ou na mãe. Assim, os pequenos foram adquirindo confiança e aproveitaram as atividades oferecidas pela escola.

Durante os três dias, após o acolhimento e a oração, eles realizaram tour pela escola, conhecendo os diferentes espaços, brincaram na piscina, ouviram histórias e assistiram a peças. Foram diversos momentos que, coordenados pelas professoras, buscaram a socialização das crianças.

Em todos os dias, os pais estiveram presentes, de perto ou de longe, observando o contato dos filhos com a nova turma e passando segurança nos momentos em que eles precisavam.