Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio
11/05/2022 11:54:30

Enem 2022: inscrições seguem até o dia 21 de maio

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta terça-feira (10), as inscrições para o Enem 2022. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou demais alunos que desejam realizar o exame como treineiros, ou seja, apenas para conhecer as provas, já podem realizar seu cadastro, acessando o site do Inep (colocar link https://enem.inep.gov.br/participante). O prazo se estende até o dia 21 deste mês.

As informações solicitadas durante a inscrição devem ser preenchidas com bastante atenção, pois algumas das escolhas são inalteráveis, como a versão impressa ou digital das provas. Algumas outras informações, como a preferência entre espanhol e inglês e o município em que realizará a prova só poderão ser alterados até o final do prazo de inscrição (21/5).

A coordenadora do Colégio das Neves, em Natal, Cristina Freitas, alerta que este período das inscrições é importante para lembrar os candidatos sobre a importância de se preparar para o exame com antecedência.

"Este é o momento de intensificar os estudos por meio dos cronogramas. Para que o estudante faça uma boa prova, ele deve planejar o que irá estudar até a data do exame, sem esquecer de manter a calma neste período de preparação", ressalta.

Lucas Costa, estudante da 3° série do Neves, pretende cursar odontologia na UFRN próximo ano, e para ele este ano é uma mistura de sentimentos, tanto por ser o último ano da escola como pela expectativa da realização do Enem. "A ansiedade, como também, o desejo de entrar no curso dos meus sonhos só aumentam e para a aprovação, já garanti minha inscrição pro Enem e agora é só esperar, estudando, para gabaritar essa prova.", conta o estudante.

Uma das novidades desta edição é que a taxa de pagamento no valor de R$ 85 também poderá ser efetuada via pix ou cartão de crédito, além do boleto bancário, método de pagamento já utilizado nas edições anteriores.

As versões impressa e digital do Enem serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O primeiro dia é destinado à Redação e às provas de Humanas e Linguagens; já o segundo dia é destinado a Natureza e Matemática.