'

Notícia

Dia Nacional do Livro Infantil: Como estimular a leitura das crianças em casa?
18/04/2022 08:36:56

Dia Nacional do Livro Infantil: Como estimular a leitura das crianças em casa?

Educadora dá dicas práticas e afirma que escolher bons livros e ler em família concretizam o hábito

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de Abril em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, criador da literatura infantil no Brasil, que nasceu neste mesmo dia em 1882. Ao longo de toda a história da literatura brasileira, inúmeras obras literárias foram e são produzidas, mas muitos pais  ainda têm dúvidas não apenas sobre qual livro escolher, mas também sobre qual é a melhor maneira de estimular a leitura de seus filhos. 

 A Orientadora Educacional do Colégio das Neves, em Natal, Liliane Medeiros explica que nesta era digital em que as crianças têm cada vez mais acesso aos dispositivos eletrônicos, inserir os filhos no mundo da leitura pode se tornar uma atividade complexa. O processo na escola para introdução dos livros e da leitura é importante, mas é dentro de casa, com a família, que as crianças vão pegando mais gosto pela prática. 

Para guiar os pais e responsáveis nesta trajetória de estímulos à leitura, Liliane Medeiros dá algumas dicas:

- Escolha bons títulos que agreguem valores importantes ao desenvolvimento das crianças; Se a sua criança já consegue escolher os livros que quer ler ou ouvir a história, envolva-a nesse processo. 

- Organize o ambiente; O ambiente também deve ser preparado com muito carinho e zelo. Ele deve ser propício para que a leitura flua. Se o momento de leitura for antes da criança dormir, o ideal é que a iluminação não são seja muito clara, para que a criança vá entrando no ritmo do sono.

- Realize contação de história e utilize recursos e entonação de voz; Você pode utilizar na contação de histórias objetos e elementos que já tenham em casa, como os bonecos das crianças. Caso queira implementas alguns recursos: fantoche, dedoche e nariz de palhaço são ótimos elementos. 

- Os livros para bebês devem ter imagens em preto e branco e também coloridas e reais. Para crianças com mais de um ano, o ideal é que os livros tenham imagens coloridas e reais, que atraiam a atenção.

-  Paras os meninos e meninas que estão em processo de alfabetização o ideal é que o livro traga frases curtas e tenham letras bastão maiúscula para que ela se identifique com a leitura.
 

Instagram

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções