Colégio realiza aula de campo pelas ruas de Natal
16/10/2021 11:59:04

Colégio realiza aula de campo pelas ruas de Natal

Projeto “Neves em Natal” é realizado desde 2006 no Colégio das Neves e procura apresentar aos estudantes mais sobre a história e cultura regional

Para proporcionar aos estudantes uma imersão na cidade em que eles vivem, o Colégio das Neves realiza, há 16 anos, com as turmas do Pré-Enem, uma aula pelo centro histórico de Natal. O momento conta com a participação de professores de história, geografia, literatura, produção textual e ensino religioso, para trabalhar de forma completa a região.

No último dia 16, foi a vez do Pré 2021 participar desta aula. Nesta caminhada histórica, que durou 5 horas, os estudantes conheceram a Praça São Pedro II, o Cemitério do Alecrim, a Praça da Santa Cruz da Bica, a Igreja do Galo, a Praça André de Albuquerque, a Catedral Velha, a Antiga Casa dos Estudantes, a Igreja do Rosário dos Pretos e a Praça das Mães. “A manhã foi extremamente importante para nós, porque tivemos a oportunidade de aprender na prática os ensinamentos da sala de aula, além de conhecer a nossa história”, afirma a aluna Maria Letícia.

Um dos professores que sempre acompanha e proporciona uma aula dinâmica para os estudantes é o professor de história Henrique Lucena. Ele explica que a interdisciplinaridade é fundamental para o ensino, assim como o conhecimento da própria cidade. “O Neves em Natal é um projeto que existe desde de 2006, em que a escola leva os alunos da 3ª série para uma aula em campo, onde as observações são feitas a partir da própria cidade, na história, geografia, sociologia, linguagens e religião. Toda a área de linguagens e humanas é congratulada numa aula como essa. A importância é exatamente fazer uma reflexão da cidade, como um objeto cultural e também de estudo”, explica.

Aproveitando o momento de finalização das aulas, em que os estudantes já viram a maior parte dos conteúdos teóricos, a equipe busca trabalhar em outros ambientes de aprendizado, para além da sala de aula, como conta o orientador educacional, Gille Rezende.

“Acreditamos que essa vivência com os estudantes nos locais, trazendo esta parte mais empírica, consolida esses aprendizados. Estas aulas servem para retomar e visualizar os conteúdos que foram estudados de forma teórica”, acrescenta. Além da aula de campo que aconteceu no último sábado, os estudantes também participaram de uma aula marítima, no dia 18 de setembro, pelo Rio Potengi, com a mesma proposta do Neves em Natal.

Faltando pouco menos de um mês para o primeiro dia do Enem 2021, os estudantes da 3ª série do Colégio das Neves vêm participando, além de aulas de campo, de revisões e simulados para exercitarem mais a mente e estarem pronto para realização das provas.