Colégio das Neves reinaugura biblioteca com projeto inovador
02/09/2021 13:16:24

Colégio das Neves reinaugura biblioteca com projeto inovador

Proposta da renovação do espaço é garantir um ambiente de convivência para incentivo à leitura

Nesta quinta-feira (2), o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, reinaugura a histórica Biblioteca Rui Barbosa. O espaço fui fundado junto com a escola, em 1932, e agora foi revitalizado para aconchegar melhor os estudantes e atraí-los ainda mais para o universo da leitura. O momento poderá ser acompanhado em transmissão ao vivo pelo perfil da escola no Instagram: @sempreneves.

Além do investimento realizado pela escola, a viabilização da reforma do novo espaço contou com a participação dos estudantes que compõem o Centro Cívico Escolar Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), órgão interno de representação estudantil. A cada nova gestão anual, as diretorias eleitas realizam eventos para arrecadar recursos, que se revertem em obras e projetos concretizados na própria escola, gerando benefícios para toda a comunidade escolar.

"Para nós que atuamos na gestão 2020, a reforma significa a confirmação do apreço que nosso Colégio e todos aqueles que o compõem têm pela cultura e pela literatura. Pensamos em aprimorar este espaço como uma das nossas propostas enquanto representantes dos estudantes. Ao mesmo tempo, ficamos felizes em contribuir para concretizar um marco pela preparação para os 90 anos da escola, que serão comemorados em 2022", comenta o estudante Pedro Otávio, presidente do CCE-2020.

O ambiente conta com bancadas para estudo, cabines de estudo individualizado, espaço de leitura, área para pesquisa e estante exclusiva com obras raras - tudo em um espaço iluminado e aconchegante que estimula a permanência dos frequentadores e inspira a vontade de ler. "É um novo conceito, um novo olhar sobre usar e frequentar a biblioteca. Tudo isso para garantir ao usuário, estudante, professor, funcionário e Irmãs momentos de puro deleite. É um leque de possibilidades para os frequentadores", afirma Ana Maria Regis, coordenadora do Centro Cívico.

##Investindo para uma educação cada vez mais eficaz

A reinaguração da Biblioteca Rui Barbosa é apenas uma das várias mudanças que a escola vem promovendo nos últimos meses. Outro espaço destinado à leitura, inaugurado em abril deste ano, foi A Livraria. A proposta deste ambiente é fazer com que os estudantes, da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, mergulhem no mundo da imaginação.

Em fevereiro, a escola também inaugurou o espaço Steam Education, em parceria com a Robô Ciência, buscando proporcionar aos estudantes um contato mais aprofundado com a tecnologia e inovação, por meio de atividades práticas e da ludicidade. A robótica educacional é um componente curricular na escola, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental como um todo.