'

Notícia

A poucos dias do Enem, professores orientam estudantes sobre estudos e outras atividades
12/11/2021 11:00:12

A poucos dias do Enem, professores orientam estudantes sobre estudos e outras atividades

Além de revisar conteúdos, rever dúvidas e retomar assuntos, é importante pensar em atividades relaxantes e de entretenimento para aliviar as tensões

Faltam menos de 15 dias para o tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro. Entre os estudos, a ansiedade e o nervosismo, muitos estudantes se perguntam sobre o que fazer nesta última etapa. Para ajudar os jovens nesse momento tão decisivo, o orientador educacional, a psicóloga e o professor de redação do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, deram algumas dicas importantes. 

O professor, pedagogo e orientador da turma do Pré, Gille Rezende, explica que uma das principais práticas para fazer nas últimas semanas é treinar com a resolução de simulados e questões de provas anteriores. "Além disso, analisar as dúvidas, retomar assuntos esquecidos, ler os resumos, checar os assuntos que mais costumam cair no Enem e valorizar a retomada deles são pontos importantes e que devem ser feitos pelos estudantes", afirma. 

Para o professor de literatura e produção textual, Edson Moisés, uma boa pedida é assistir a filmes e séries. "Além de amenizar um pouco a tensão que antecede a prova, o contato com a ficção sempre oferece a possibilidade de identificarmos elementos que estão em nossa realidade social. Por isso, essa prática também pode ser um bom investimento para o repertório utilizado na redação", aponta o educador.

Duas importantes indicações dele são os filmes Green Book: o guia, vencedor do Oscar de Melhor Filme (2019), e O Menino que Descobriu o Vento. Ambos podem ser utilizados como elementos de repertório cultural na redação do Enem, além de fazerem parte dos recortes temáticos propostos, que estão concentrados em campos sociais, como Cultura e Educação.

É importante que o estudante se lembre que a preparação para o Enem não vem acontecendo apenas nas últimas semanas, nem apenas durante o ano do Pré, mas sim durante a vida toda. É o que a psicóloga Sheila Salustino afirma. "Não é fruto de uma semana de revisão, não adianta perder noites na véspera do Enem, porque isso não vai fazer grande diferença em termos de preparação. Isso pode gerar até mesmo um adoecimento do corpo, pela exaustão", explica. Outras dicas importantes da psicóloga são: manter uma rotina de exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas - para os maiores de 18 anos - e reduzir o consumo de alimentos mais pesados, para não debilitar o corpo. 

A psicóloga também recomenda que os estudantes busquem alternativas naturais para relaxar, como aromas, chás e alguma programação que já gostem de realizar, que já faça parte da rotina. "É importante também manter sempre uma atitude positiva, de que vai dar tudo certo e que vão conseguir. Se sentirem insegurança, é importante que conversem e não segurem isso, que não guardem para si", afirma Sheila. Para um dia antes da prova, ela indica que os estudantes se divirtam, vão à praia, ao cinema ou assistam a um filme em casa.

Outro ponto importante na organização pré-prova é preparar os documentos e materiais necessários. O cartão de confirmação já está disponível na Página do Participante - https://enem.inep.gov.br/participante/#!/, onde também é possível conferir o local de realização da prova. O Enem acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, com abertura dos portões às 12h.

Instagram

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Ver opções