Notícias

Colégio das Neves e Paróquia São Pedro Apóstolo seguem recebendo doações para ajudar famílias afetadas pela pandemia
22/09/2021 07:26:11

Colégio das Neves e Paróquia São Pedro Apóstolo seguem recebendo doações para ajudar famílias afetadas pela pandemia

São arrecadados alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, máscaras e álcool em gel 70%

 

O Colégio Nossa Senhora das Neves e a Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Natal, dão continuidade ao projeto ‘Prato de Fé’. A campanha arrecada alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, máscaras e álcool em gel 70% para famílias em vulnerabilidade social, afetadas diretamente pelo desemprego ocasionado pela pandemia da covid-19.

Desde julho, quando a campanha teve início, mais de 200 famílias foram beneficiadas. A ação é em parceria com o projeto Mãos Unidas, da Paróquia de São Pedro Apóstolo, que são os responsáveis pela entrega dos itens arrecadados.

Paralela a esta ação, um grupo de estudantes que fazem parte do projeto Neves Voluntário também estão realizando uma mobilização entre os alunos para arrecadação de materiais. Tradicionalmente, em setembro, o Colégio realiza o Mês do Voluntariado Neves, com objetivo de estimular nos estudantes o espírito solidário.

"Nós mobilizamos a comunidade educativa, que compreende profissionais, Irmãs, alunos e suas famílias. Após a arrecadação, fazemos refeições e preparamos alguns kits para realizar um momento diferente com as pessoas mais necessitadas, com música, animação e conversa. A gente quer que o aluno se sinta parte, que participe da ação", comentou Ana Régis, coordenadora do Neves Voluntário.

As doações tanto para o Prato de Fé como para o Neves Voluntário podem ser entregues em uma das quatro portarias do Colégio das Neves, localizadas na Avenida Coronel Estevam, Rua Segundo Wanderley e Rua Olinto Meira ou para os membros voluntários.

Colégio das Neves retoma jogos internos de maneira adaptada
10/09/2021 07:42:56

Colégio das Neves retoma jogos internos de maneira adaptada

Iniciativa busca trazer para os estudantes mais normalidade e alegria para o cotidiano, além de estimular o espírito esportivo coletivo

Os Jogos Internos Madre Francisca Lechner (JINs) etão de volta à nossa escola, promovendo uma semana de práticas esportivas, com todo o cuidado que a pandemia pede. Os JINs terminaram na última sexta (3), com as partidas finais de vôlei de  dupla, basquete 3x3, artilheiro e natação.

Para que pudessem acontecer com segurança, os jogos foram adaptados para modalidades individuais ou com menos jogadores. O basquete tradicional foi para o 3x3, no handebol a quantidade de  jogadores foi reduzida  de 7 para 4 e no vôlei de 6 para 2.  Já o futsal foi substituído por três provas individuais: embaixadinhas, travessão e artilheiro. Também houve inovação tecnológica no xadrez, que  aconteceu de forma online, e modalidades como queimada foram acrescentadas.

"O nosso desejo era ver movimento na escola. Os  alunos passaram quase dois anos em casa, muitos deles sem realizar nenhuma atividade motora. Então, a nossa ideia era de resgatar o espírito esportivo dos nossos atletas e diminuir a inatividade dos nossos estudantes, trazendo mais alegria e movimento para a instituição. Em suma,  o objetivo era proporcionar um reencontro entre os discentes e as práticas corporais", comenta Hosana Martins, coordenadora do Serviço de Educação Física do Neves.

E os jogos, de fato, melhoraram os ânimos e o dia a dia dos estudantes. "As máscaras ainda não se foram, o distanciamento também não, mas as brincadeiras, os jogos, os grupos de conversas, os risos estão voltando. As crianças estão radiantes", relata Patrícia Nunes, mãe do estudante Pedro Vinícius, do 6º ano. Ela comentou que antes de os JINs começarem, Pedro falava que se sentia triste, porque a pandemia tinha tirado tudo da infância dele e dos colegas, mas que com a oportunidade de se divertir e jogar na escola, ele chega em casa cansado, mas muito feliz por poder está tendo este momento.

Colégio das Neves reinaugura biblioteca com projeto inovador
02/09/2021 13:16:24

Colégio das Neves reinaugura biblioteca com projeto inovador

Proposta da renovação do espaço é garantir um ambiente de convivência para incentivo à leitura

 

Nesta quinta-feira (2), o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, reinaugura a histórica Biblioteca Rui Barbosa. O espaço fui fundado junto com a escola, em 1932, e agora foi revitalizado para aconchegar melhor os estudantes e atraí-los ainda mais para o universo da leitura. O momento poderá ser acompanhado em transmissão ao vivo pelo perfil da escola no Instagram: @sempreneves. 

Além do investimento realizado pela escola, a viabilização da reforma do novo espaço contou com a participação dos estudantes que compõem o Centro Cívico Escolar Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), órgão interno de representação estudantil. A cada nova gestão anual, as diretorias eleitas realizam eventos para arrecadar recursos, que se revertem em obras e projetos concretizados na própria escola, gerando benefícios para toda a comunidade escolar.

"Para nós que atuamos na gestão 2020, a reforma significa a confirmação do apreço que nosso Colégio e todos aqueles que o compõem têm pela cultura e pela literatura. Pensamos em aprimorar este espaço como uma das nossas propostas enquanto representantes dos estudantes. Ao mesmo tempo, ficamos felizes em contribuir para concretizar um marco pela preparação para os 90 anos da escola, que serão comemorados em 2022", comenta o estudante Pedro Otávio, presidente do CCE-2020.

O ambiente conta com bancadas para estudo, cabines de estudo individualizado, espaço de leitura, área para pesquisa e estante exclusiva com obras raras - tudo em um espaço iluminado e aconchegante que estimula a permanência dos frequentadores e inspira a vontade de ler. "É um novo conceito, um novo olhar sobre usar e frequentar a biblioteca. Tudo isso para garantir ao usuário, estudante, professor, funcionário e Irmãs momentos de puro deleite. É um leque de possibilidades para os frequentadores", afirma Ana Maria Regis, coordenadora do Centro Cívico.

##Investindo para uma educação cada vez mais eficaz

A reinaguração da Biblioteca Rui Barbosa é apenas uma das várias mudanças que a escola vem promovendo nos últimos meses. Outro espaço destinado à leitura, inaugurado em abril deste ano, foi A Livraria. A proposta deste ambiente é fazer com que os estudantes, da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental, mergulhem no mundo da imaginação.

Em fevereiro, a escola também inaugurou o espaço Steam Education, em parceria com a Robô Ciência, buscando proporcionar aos estudantes um contato mais aprofundado com a tecnologia e inovação, por meio de atividades práticas e da ludicidade. A robótica educacional é um componente curricular na escola, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental como um todo.

Estudantes Neves são destaques em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 
16/08/2021 07:27:57

Estudantes Neves são destaques em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 

Dentre os medalhistas, aluno que estudou desde a Educação Infantil na escola foi classificado para competição internacional 

 

Na primeira semana de agosto, o Colégio Nossa Senhora das Neves teve motivo duplo para comemoração. Além dos 89 anos de fundação, celebrado no dia 5, 11 alunos conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo 4 ouros, 5 pratas e 2 bronzes.

Cauã Rodrigues, do 9° ano, foi um dos medalhistas de Ouro. O estudante, que estuda na instituição desde a Educação Infantil, foi convocado para participar da seletiva, com três etapas de provas, de onde sairá a delegação que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia, em 2022. 

Para ele, ter esta oportunidade significa se dedicar mais aos estudos, para conseguir um ótimo resultado. "Ganhar esta medalha foi uma conquista muito interessante, que alcancei com muito esforço. Irei me esforçar mais ainda para conseguir algo melhor na seletiva", comenta Cauã. 

Confira a seguir a lista completa dos medalhistas Neves:

Ouro: Lucas Alexandre, 6º ano, Élida Alice, 7º ano, Cauã Rodrigues e Marco Antônio, 9º ano.

Prata: Maria Helena, Miguel Manso, Sabrine Pereira e Sofia da Silva, 6º ano, e
Miguel Ian, 7º ano.

Bronze: Larissa Angélia e Maria Eduarda, 6º ano.

Colégio das Neves realiza ação solidária em prol de famílias afetadas pela pandemia
23/07/2021 14:20:03

Colégio das Neves realiza ação solidária em prol de famílias afetadas pela pandemia

Iniciativa é realizada em parceria com a Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Natal

Para ajudar famílias que vivem em vulnerabilidade social por conta da pandemia da covid-19, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, por meio do Neves Voluntário, realiza a campanha solidária "Prato de Fé". A ação é idealizada em parceria com o projeto Mãos Unidas, da Paróquia de São Pedro Apóstolo, no Alecrim, zona Leste da capital.

Além de alimentos não perecíveis, são arrecadados materiais de higiene pessoal, máscaras e álcool em gel 70%. As doações podem ser entregues em uma das quatro portarias do Colégio, localizadas na Avenida Coronel Estevam, Rua Segundo Wanderley e Rua Olinto Meira.
 

Na Estrado pro Enem: professor Neves participa de projeto ministrando aulas gratuitas em diversas cidades do RN 
15/06/2021 12:42:12

Na Estrado pro Enem: professor Neves participa de projeto ministrando aulas gratuitas em diversas cidades do RN 

Durante a pandemia, muitos estudantes foram prejudicados com a suspensão das aulas presenciais. Pensando em uma forma de minimizar os impactos negativos na educação no RN, o professor de Língua Portuguesa Ozildo Segundo (@ozildosegundo), hoje acompanhado pelos professores Alex Alvarez (@mralexalvarez) de Matemática e Olavo Vitorino (@olavovitorino), professor de Geografia do Neves, idealizou o projeto "Na Estrada pro Enem", com o objetivo de percorrer todo o Estado ministrando aulões para os estudantes do Pré-Enem, ajudando-os na preparação para as provas.

O projeto já visitou 12 municípios, dando aulas para mais de 400 estudantes da rede pública de ensino. "Fazemos tudo isso 100% de maneira voluntária e é muito gratificante, por ser uma forma de darmos nossa contribuição com aquilo que sabemos de melhor, que é dar aulas", comenta Olavo. Para ele, é uma forma também de fortalecer o ensino neste período de pandemia, em que muitos estudantes continuam sem acesso a educação. 

Para que o projeto alcance todas as cidades, os professores contam com a divulgação das aulas, para que a própria população entre em contato com eles. Para ajudar e acompanhar a iniciativa, basta seguir o perfil do projeto no instagram: @naestradaproenem

Blog

Instagram