Colégio das Neves retoma jogos internos de maneira adaptada
10/09/2021 07:42:56

Colégio das Neves retoma jogos internos de maneira adaptada

Iniciativa busca trazer para os estudantes mais normalidade e alegria para o cotidiano, além de estimular o espírito esportivo coletivo

Os Jogos Internos Madre Francisca Lechner (JINs) etão de volta à nossa escola, promovendo uma semana de práticas esportivas, com todo o cuidado que a pandemia pede. Os JINs terminaram na última sexta (3), com as partidas finais de vôlei de  dupla, basquete 3x3, artilheiro e natação.

Para que pudessem acontecer com segurança, os jogos foram adaptados para modalidades individuais ou com menos jogadores. O basquete tradicional foi para o 3x3, no handebol a quantidade de  jogadores foi reduzida  de 7 para 4 e no vôlei de 6 para 2.  Já o futsal foi substituído por três provas individuais: embaixadinhas, travessão e artilheiro. Também houve inovação tecnológica no xadrez, que  aconteceu de forma online, e modalidades como queimada foram acrescentadas.

"O nosso desejo era ver movimento na escola. Os  alunos passaram quase dois anos em casa, muitos deles sem realizar nenhuma atividade motora. Então, a nossa ideia era de resgatar o espírito esportivo dos nossos atletas e diminuir a inatividade dos nossos estudantes, trazendo mais alegria e movimento para a instituição. Em suma,  o objetivo era proporcionar um reencontro entre os discentes e as práticas corporais", comenta Hosana Martins, coordenadora do Serviço de Educação Física do Neves.

E os jogos, de fato, melhoraram os ânimos e o dia a dia dos estudantes. "As máscaras ainda não se foram, o distanciamento também não, mas as brincadeiras, os jogos, os grupos de conversas, os risos estão voltando. As crianças estão radiantes", relata Patrícia Nunes, mãe do estudante Pedro Vinícius, do 6º ano. Ela comentou que antes de os JINs começarem, Pedro falava que se sentia triste, porque a pandemia tinha tirado tudo da infância dele e dos colegas, mas que com a oportunidade de se divertir e jogar na escola, ele chega em casa cansado, mas muito feliz por poder está tendo este momento.