Atleta Neves representará o RN em seletivas internacionais da Confederação Brasileira de Voleibol

Thainara Oliveira, de 16 anos, viaja ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (10) em busca de vaga para o Campeonato Mundial da China e para os Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina



Atleta Neves representará o RN em seletivas internacionais da Confederação Brasileira de Voleibol

A nova geração do vôlei de praia feminino pode ter uma representante potiguar em areias internacionais, segundo a lista de convocados da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Dentre as jogadoras selecionadas da categoria sub 19 de sete estados brasileiros, está Thainara Oliveira, 16 anos, do Colégio Nossa Senhora das Neves, de Natal. A atleta de 1,75m de altura embarca para Saquarema (RJ) na madrugada desta terça-feira (10), onde participará até o próximo dia 17 das seletivas para o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia da China e para os Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina. As duas competições deverão acontecer no segundo semestre deste ano.

 

“Estou muito feliz e ansiosa. Confesso que ainda não consegui dormir muito bem de tanta felicidade”, comemora. Independentemente do resultado das seletivas, Thainara já se considera vitoriosa. "Muita coisa legal aconteceu na minha vida nos últimos anos e eu agradeço a todos pelo incentivo”, acrescenta a atleta.

 

A escolha da CBV por Thainara Oliveira é fruto de um trabalho que começou aos nove anos, nas aulas de Educação Física da Escola Municipal Ascendino de Almeida Júnior, no bairro de Pitimbu, zona Oeste da capital. Apesar da pouca idade, a habilidade da jovem no vôlei de quadra chamou a atenção da equipe local do Instituto Compartilhar – coordenado pelo ex-técnico da seleção brasileira masculina da modalidade, Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho – que a convidou para ingressar no projeto.

 

A participação de Thainara na iniciativa durou cinco meses, o suficiente para se destacar entre os demais participantes. A façanha resultou na conquista de uma bolsa integral no Colégio das Neves, onde atualmente cursa a 3ª série do Ensino Médio e joga na equipe de voleibol da escola.

 

Técnico de Thainara desde sua passagem pelo Compartilhar, o treinador Eugênio Anselmo fala com orgulho da jovem atleta. “Nos treinos, Thainara é muito exigente com ela mesma, disciplinada, não admite errar, mas tem humildade, o que é mais importante. Essas características já fazem dela uma atleta de alto rendimento”, diz.

 

Como Aluna Neves, Thainara conquistou nos últimos três anos o título de Atleta Ouro dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns) e já é exemplo para os alunos que estão iniciando no esporte. “Ainda bem que Thainara é da minha escola. Ela é minha fonte de inspiração”, dispara Maria Luísa Brandão, de 12 anos.

 

Recentemente, a “queridinha das quadras”, como é carinhosamente chamada, sagrou-se titular das seleções estaduais de vôlei de quadra e de praia. Há três anos, viaja o Brasil em competições como o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. Para que não tenha os estudos prejudicados, a atleta conta com o apoio da equipe pedagógica, que disserta elogios sobre a garota. “Ela é uma aluna exemplar. Mesmo com a vida agitada, é estudiosa, tira notas boas e passa por média”, frisa a coordenadora pedagógica Cristina Freitas.

 

Paralelamente ao esporte, a potiguar se dedica ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e sonha cursar Educação Física ou Arquitetura. As áreas são distintas, mas ela diz que prefere optar por um dos dois cursos somente após a realização das provas. “Cada coisa em seu tempo. Meu objetivo agora é continuar a estudar e a jogar. Não posso perder o foco”, pontua Thainara.