Ensino Fundamental: incentivo à leitura e ao saber científico

Proposta pedagógica também valoriza os vínculos da família e da solidariedade

Ensino Fundamental: incentivo à leitura e ao saber científico

Desenvolver a capacidade de aprender e compreender o meio ambiente natural e social. Esta é a proposta do Ensino Fundamental do Neves, que também valoriza os vínculos da família e da solidariedade, além de incentivar o saber científico.

No ano letivo 2018, o Ensino Fundamental - Séries Iniciais continua com as vivências interdisciplinares, que culminarão na realização de projetos que favorecem o aprendizado do aluno. Leitura em Família, Virada Lítero-Cultural, Agosto Literário e Feira de Arte e Cultura são algumas das iniciativas desenvolvidas.

Este nível de ensino também trouxe novidades. A partir deste ano, o 1º ano passou a integrar o setor, que já prepara o espetáculo de fim de ano. “Ao longo de 2018, incentivaremos a leitura e a escrita. Ao final, as crianças produzirão um livro de autoria própria, da mesma forma como nos anos anteriores”, diz a coordenadora Eufrásia Medeiros.

Como forma de incentivar ainda mais a leitura, a cada trimestre serão realizadas atividades com literatura e produção textual, por meio de livros paradidáticos e de autores potiguares adotados pelas turmas do 1º e 2º ano, orientadas por Lyliane Medeiros, e pelas turmas do 3º ao 5º ano, orientadas por Daliane Luiz. Magali Cabral assume a psicologia escolar, para atender pais e alunos sempre que necessário.

Ensino Fundamental - Séries Finais

Com atividades dentro e fora do ambiente escolar, o Ensino Fundamental - Séries Finais também reserva muito aprendizado para os estudantes do 6º ao 9º ano. Afinal, este é o período onde eles começam a se debruçar nos estudos científicos, com pesquisas e experimentos promovidos pelas aulas do Núcleo de Aprofundamento de Estudos (NAE).

A iniciativa desperta nos alunos a paixão pelas disciplinas de ciências, matemática, química, física, biologia e português, sendo esta última responsável pelo embasamento teórico do projeto, que será exposto durante o Painel Científico da escola.

Além do Painel Científico, os alunos também terão o Agosto Literário, Humanas em Ação, Viajar é Aprender, Virada Lítero-Cultural, dentre outros.

Este ano, Ester Yglesias coordena este segmento, com a orientação educacional de Mary Oliveira – 6º e 7º ano matutino e 6º ano vespertino – e Jailca Medeiros – 8º e 9º ano matutino e 7º e 9º ano vespertino. A Irmã Iraneide Medeiros passa a integrar a equipe como auxiliar de coordenação. Assim como nos anos iniciais, a psicóloga Magali Cabral estará atuando no serviço de psicologia escolar.