Educação Infantil: ensinamentos que começam nos primeiros meses de vida

Conheça a equipe e confira algumas das atividades pedagógicas planejadas

Educação Infantil: ensinamentos que começam nos primeiros meses de vida

Eles são entusiasmados e estão sempre em busca de novos aprendizados. Estamos falando dos alunos da Educação Infantil do Neves. A cada aula, uma descoberta. Afinal, esse é o período ideal para a formação pessoal e social da criança.

Pensando nisso, a equipe pedagógica deste nível de ensino aprimora as atividades já realizadas em anos anteriores e prepara novas experiências que trabalham a identidade e autonomia dos pequenos, com vivências lúdicas nas áreas de linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, arte, música e movimento, sempre inter-relacionando as ações com atividades religiosas.

As tarefas planejadas estão norteadas sob a temática “Acolhimento, a favor da paz e do conhecimento”, alicerçada na Campanha da Fraternidade 2018. O mesmo mote deverá embalar o tradicional espetáculo cultural de fim de ano.

Neste ano, a equipe multidisciplinar da Educação Infantil conta com nova coordenadora, a pedagoga Karoline Leite, além da auxiliar de coordenação Cláudia Rocha, da psicóloga Nadja Waleska Medeiros, da nutricionista Aline Santos, da fonoaudióloga Cynthia Cirne e da odontopediatra Priscila Alencar.

Confira abaixo algumas das atividades planejadas:

Berçário

Nas turmas de berçário, são programadas aulas de musicalização, contação de histórias, roda musical, atividades sobre os diferentes tipos de texturas e as que favorecem a percepção dos cinco sentidos, além de banho de piscina. As atividades são distribuídas entre os espaços da escola e podem acontecer na sala de estimulação e de psicomotricidade, na horta, no jardim sensorial e na sala de repouso.

Turmas regulares

A cada trimestre, a grade curricular executa um projeto inovador para as crianças do nível I ao V. A temática é trabalhada com a musicalização, podendo ser estendida nas aulas de educação física, e envolve conhecimentos gerais, de acordo com a idade do aluno, além assuntos relacionados aos valores sociais e a família.

Tempo Integral

Entrelaçando o saber, o brincar e o cuidar com a arte, no tempo complementar. Este é o projeto para o Tempo Integral. Nas atividades de rotina, são realizadas vivências que levam a criança a construir o conhecimento individual por meio da interação com o próximo.

Nessa perspectiva, todos os grupos contam com aulas de teatro, arte, cozinha experimental, canto, oficinas artísticas e culturais, natação, informática, contação de histórias, além do contato direto com a natureza na horta e no Jardim Sensorial do Colégio.