Para fixar conteúdo do Enem, Alunos Neves realizam saraus poético e musical

Renato Russo, Ney Matogrosso e Tom Jobim estiveram na playlist; Exame começa neste domingo (5)

Para fixar conteúdo do Enem, Alunos Neves realizam saraus poético e musical

Para fixar os conteúdos estudados ao longo do ano com vistas à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, cerca de 150 alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de saraus poético e musical. A façanha aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, e foi promovida pelos próprios candidatos neste sábado (4), véspera do primeiro dia de provas. O evento também foi marcado por momentos de fé e relaxamento, além do tradicional pulo na piscina, realizado pela escola há quase 20 anos.

Renato Russo, Ney Matogrosso, Tom Jobim e Caetano Veloso foram alguns dos cantores que ganharam interpretações dos candidatos, que contaram com o apoio da banda da instituição e de professores de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, tipos de prova que serão realizadas neste domingo (5).

Na poesia, foram prestigiadas obras do modernista Carlos Drummond de Andrade e dos romancistas Machado de Assis e José de Alencar, uns dos autores mais cobrados no Enem. Para deixar os saraus ainda mais descontraídos, as apresentações foram combinadas com coreografias e figurino personalizado.

Entre uma apresentação e outra, os discentes entravam em cena para reforçar os ensinamentos presentes em cada interpretação. “Nós acreditamos que véspera de Enem é para relaxar. Essa foi uma maneira que encontramos para diminuir a ansiedade dos alunos e revisar conteúdos de forma descontraída“, explica a psicóloga Sheila Salustino.

Além dos saraus, os candidatos contaram com a bênção das canetas e camisetas, que vão usar durante o Enem, alongamentos realizados por profissionais de Educação Física da academia Bodytech Tirol e Universidade Potiguar (UnP) e o tradicional pulo na piscina, praticado pela escola há quase 20 anos. O ato marca o fim do ano letivo e início de uma longa jornada na universidade.

Milena Gabrielly Silva tem 17 anos e sonha em ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para cursar Medicina. Esta é a primeira vez que a jovem faz o Exame. “Eu dei o meu melhor o ano todo e durante as provas não será diferente. Espero que dê tudo certo”, diz.

Aplicação
O Exame Nacional do Ensino Médio 2017 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em dois domingos consecutivos, 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo, serão aplicadas as questões Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação. No segundo, por sua vez, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Este ano, mais de 6 milhões de pessoas deverão realizar o Enem em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, o número é de aproximadamente 160 mil inscritos. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF).